INCLUSÃO: CRIANÇAS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
Por: tere123 • 10/4/2017 • Projeto de pesquisa • 4.602 Palavras (19 Páginas) • 364 Visualizações
[pic 1]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
terezinhA pereirA dos sAntos
INCLUSÃO: CRIANÇAS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM.
[pic 2]
Arapiraca
2014
TEREZINHA PEREIRA DOS SANTOS
INCLUSÃO: CRIANÇAS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM.
Projeto de Ensino apresentado á Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de pedagogo.
Orientador: Sandra Vedoato, Vilze Vidotti, Okçana Battini, Carlos Eduardo Gonçalves, Sandra Reis
Arapiraca
2014
SANTOS, TEREZINHA PEREIRA DOS SANTOS. Inclusão: Crianças Com Dificuldade de Aprendizagem .2014. 22 páginas. Projeto de Ensino (Graduação em nome do curso) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Arapiraca, 2014.
RESUMO
O intuito deste trabalho é contribuir para desenvolver reflexões e discussões a respeito da Inclusão, São problemas que aponta para diferentes fatores isolados ou associados entre si, e somente a avaliação e a intervenção precoce das dificuldades, pode levar ao sucesso na aprendizagem escolar. É compreendida como uma forma peculiar e complexa de comportamento que não se deve necessariamente a fatores orgânicos e que são por isso, mais facilmente removíveis. Ela ocorre em razão da presença de situações negativas de interação social. Caracterizar-se fundamentalmente pela presença de dificuldades no aprender, maiores do que as naturalmente esperadas para a maioria das crianças e por seus pares de turma e é em boa parte das vezes, resistente ao esforço pessoal e ao de seus professores, gerando um aproveitamento pedagógico insuficiente e autoestima negativa.
Palavras - chave: inclusão, aprendizagem, dificuldades, distúrbios, transtorno.
SUMÁRIO
- Introdução.................................................................................................5
2. Revisão Bibliográfica..................................................................................6
3. Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino................................17
3.1Tema e linha de pesquisa..........................................................................17
3.2 Justificativa................................................................................................17
3.3 Problematização........................................................................................17
3.4 Objetivos...................................................................................................18
3.5 Conteúdos..................................................................................................18
3.6 Processos de desenvolvimento..................................................................18
3.7 Tempos para a realização do projeto.........................................................19
3.8 Recursos humanos e materiais..................................................................19
3.9 Avaliação...................................................................................................20
4. Considerações Finais..................................................................................21
5. Referências..................................................................................................22
1. INTRODUÇÃO
Esse trabalho foi desenvolvido para analisar como inclusão Trabalhar com profissionais especializados e experientes que garanta também o planejamento e a intervenção objetivando minimizar os efeitos de tais distúrbios sobre a vida das crianças. Oferecer possibilidades de promover o desenvolvimento de estratégias cognitivas de aprendizagem, de estudo, as operações mentais para a realização das tarefas de cunho pedagógico, aumentar a autoestima e a motivação intrínseca da criança etc. É de suma importância o professor conhecer as características dos distúrbios e transtornos de aprendizagem para que saiba ajudar seus alunos, pois se os professores souberem lidar com essas dificuldades os alunos não se sentiram motivados para aprender.
O tema escolhido para desenvolver este projeto foi Inclusão: Crianças Com Dificuldade De Aprendizagem. Tendo como importância a aprendizagem das crianças com distúrbios. Questionando que essas crianças também aprendem dentro de seus limites. Tendo vários objetivos específicos além do objetivo geral, tais como: conhecer a importância da participação da criança no processo de apropriação do sistema de escrita alfabética; planejar situações didáticas em que elas não sejam excluídas.
Serão trabalhados conteúdos envolvendo vários componentes curriculares e temas diversos, como por exemplo: música, roda de conversa, jogos, entre outros. O desenvolvimento do projeto teve como ponto de partida a escolha do tema, as definições dos objetivos que queria alcançar, e pesquisas a respeito do tema. Para a realização do projeto foram necessários recursos tecnológicos e materiais didáticos.
A avaliação se efetiva através do estudo de cada caso, visando a construção do perfil do aluno possibilitando elaboração do plano de intervenção do AEE – ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO.
Para fundamentar esta pesquisa buscou-se trabalhar com teóricos como:
Faleiros – constatou que os alunos incluídos apresentaram ganhos quanto a socialização e á aprendizagem; contudo a escola não fornece o apoio necessário para a inclusão desses alunos.
Sassaki – repousa em princípios até então considerados incomuns, tais como: a aceitação das diferenças individuais, a valorização de cada pessoa, a convivência dentro da diversidade humana, a aprendizagem através da cooperação.
...