INTERAGINDO COM O LÚDICO EM SALA DE AULA
Por: orcilio1983 • 3/6/2020 • Monografia • 3.088 Palavras (13 Páginas) • 208 Visualizações
Orcilio Sousa G. de Amorim
Ra: 8035143
Matemática (Licenciatura) - DGMAT1701PAMA3O
INTERAGINDO COM O LÚDICO EM SALA DE AULA
Professora: Beatriz Consuelo Kuroishi Mello
Centro Universitário Claretiano
POLO PALMAS/TO
2018
RESUMO
Esta pesquisa tem como tema uso de jogos nas aulas de matemática e os demais meios de interação ensino/aprendizagem. O objetivo geral é mostrar a importância dos jogos no processo de ensino e aprendizagem, que ocorre de forma descontextualizada e desvinculada de formas totalmente teóricas e não lúdicas que causam certo repúdio por parte dos alunos, sendo assim, vamos favorecer aos alunos a criatividade, possibilitando a experiência com os novos conhecimentos e a construção de respostas por meio de um trabalho que integre o lúdico, o simbólico e o operatório, apresentando situações lúdicas onde os problemas que envolvem a contagem, o calculo, o raciocínio, a concentração e muitas outras habilidades, além do prazer, permiti que os alunos sintam prazer em aprender, é que os jogos não seja visto pelos professores como um passa – tempo, e sim uma ferramenta educativa.
Palavra chave: ensino/aprendizagem; jogos matemáticos; lúdico; Passa-Tempo.
INTRODUÇÃO
O uso dos jogos matemáticos no contexto escolar
O mundo das tecnologias preso ao passado, vamos ao longo deste trabalho evidenciar a necessidade de inovação, com o tema do uso dos jogos matemáticos no contexto escolar que se justifica devido à necessidade de adquirir novos métodos e processos para o ensino da matemática, principalmente nas séries iniciais e finais do ensino fundamental. Posto na intenção de mostrar o quanto é importante desenvolver atividades nas quais os alunos, realmente assimilem e tenha contato com o concreto e sintam se atraídas pelo estudo.
Quando brincam e jogam, as crianças e adultos, penetram no mundo das relações sociais. Quando usamos a metodologia dos jogos, a criança é capaz de estabelecer relações cognitivas junto às experiências vivenciadas. No ato de brincar, com certeza não se aprende somente os conteúdos escolares, se aprende sobre a vida, e se adquire experiências para lidar com situações de enfrentamento quando necessário. Brincando, a criança se diverte, faz exercícios, constrói seu conhecimento e aprende a conviver com outras crianças.
Na educação matemática o objetivo é que os alunos aprendam com significados e exemplos, de como se aplicam os conteúdos que aprendem para resolver situações – problemas, construir novos conceitos. Em termos gerais, o estabelecimento de conexões implica abordar as idéias matemáticas relacionando – as à realidade, de forma a explicar sua presença e utilidade nos vários campos da ação do educando.
Na análise da importância do lúdico no processo de alfabetização, considera- se conforme Barata (1995, p.9) que:
- é pela brincadeira que a criança passa a conhecer a si mesma, as pessoas que a cercam, as relações entre as pessoas e os papéis que as elas assumem; - é através dos jogos que ela aprende sobre a natureza e os eventos sociais, a dinâmica interna e a estrutura do seu grupo; - as brincadeiras e os grupos tornam-se recursos didáticos de grande aplicação e valor no processo ensino aprendizagem.
No que diz respeito ao jogo, torna-se necessário o seu uso na sala de aula a partir do momento em que a criança precisa compreender o significado da atividade lúdica em sua vida, é necessário que se considere a totalidade dos aspectos envolvidos: preparação para a vida, prazer de atuar livremente, possibilidades de repetir experiências e realizações simbólicas.
Ao analisar os jogos que pudesse justificar sua inserção em situações de ensino que envolve o desejo e o interesse do jogador pela própria ação do jogo, envolver a competição e o desafio que motivam o jogador a conhecer seus limites, reconhecer a capacidade de seus oponentes e suas possibilidades de superação de tais limites, adquirindo confiança e coragem para arriscar.
METODOLOGIA
Trata-se de um artigo de revisão bibliográfica a partir da pesquisa acerca dessa temática em sites disponíveis na internet, livros, artigos, teses e dissertações.
DESENVOLVIMENTO
Podemos chegar a uma conclusão que o tema abordado é de suma importância para o aprendizado e inserção dos alunos, porém, as escolas continuam focadas em ministrar aulas de formas tradicionais e cansativas. Após abordar esse assunto temos a obrigação de adotar uma atitude positiva, ou seja, desenvolver capacidade de “aprender matemática” construindo conceitos e procedimentos lúdicos, assim, aumentar sua atua-estima e perseverança na busca de soluções para um problema e proporcionar ao aluno a oportunidade para desenvolver habilidades e competências. Partindo de concepções teóricas de que a criança tem sua curiosidade despertada por jogos e brincadeiras e através deles se relaciona com o meio físico e social e, dessa forma amplia seus conhecimentos, e é capaz de desenvolver habilidades motoras, cognitivas ou lingüísticas.
Nessa reflexão, é inegável ressaltar, que o espaço escolar precisa ser diferente, onde a criança queira estar, e em que haja alegria e prazer para descobrir e aprender. É notório como o tempo de que as crianças dispõem é habitualmente saturado por deveres e afazeres restando pouquíssimas oportunidades para as atividades ludicas-recreativas.
Numa educação em que se busca a preparação pela vida, a afetividade ganha destaque, pois acredita que a interação afetiva auxilia na compreensão e transformação das pessoas. A formação lúdica baseia-se nas possibilidades de criatividade, fazendo com que os educadores possam ter vivências lúdicas e experiências corporais
Visto que estamos em um mundo em constante mudança, em uma plena corrida tecnológica, tantas mudanças
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