INTERMEDIAÇÃO DA EDUCAÇÃO CULTURAL ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENSINO FUNDAMENTAL
Por: Anapsfg • 17/4/2019 • Relatório de pesquisa • 17.069 Palavras (69 Páginas) • 309 Visualizações
IDEC – INTERMEDIAÇÃO DA EDUCAÇÃO CULTURAL
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ENSINO FUNDAMENTAL
BARUERI
2019
IDEC – INTERMEDIAÇÃO DA EDUCAÇÃO CULTURAL
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ENSINO FUNDAMENTAL
ANA PAULA DE SOUZA FERREIRA
PEDAGOGIA
BARUERI
2019
Sumário
INTRODUÇÃO...................................................................................................4
CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR...............................................5
ATIVIDADE DESENVOLVIDAS .......................................................................9
PROJETO POLITÍCO PEDAGOGICO............................................................10
INTRODUÇÃO AOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO .......................................13
RELATÓRIO DE ESTÁGIO ............................................................................14
CONCLUSÃO .................................................................................................53
REFERENCIAS................................................................................................55
ANEXOS..........................................................................................................56
INTRODUÇÃO
O trabalho a ser apresentado, refere-se ao relatório de estagio do curso de Pedagogia, que foi realizado na EMEF Doutor Francisco Manuel Lumbrales de Sá Carneiro.
No relatório constam informações sobre a escola em questão: sua área de atuação, descrição do local de trabalho, descrição das atividades que foram desenvolvidas pelo estagiário, bem como análise das dificuldades e sugestões de melhorias.
Segundo Pimenta e Lima (2004) o estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia-a-dia em sala de aula.
O estágio é a possibilidade de integração do estudante com a sociedade, oferecendo a oportunidade de adaptação social e psicológica á sua futura atividade profissional através da prática de seus conhecimentos e aprendizados. “Enquanto campo de conhecimento, o estágio se produz na interação dos cursos de formação com o campo social no qual se desenvolvem as práticas educativas” (PIMENTA e LIMA, 2004, p. 6).
Todos os alunos precisam passar por um tipo de experiência na prática possibilitando desta forma, observar , pois desta maneira poderá fazer uma analise do aprendizado em sala de aula e das teóricas e ver na prática como são aplicadas e se são aplicadas.
A ação foi acompanhada por diversas professoras que me auxiliaram na avaliação das aulas e atividades. Através desse estagio pude dar continuidade ao conhecimento do espaço escolar, tal espaço que é social e que se constrói conhecimento através de sujeitos investigadores que usam a observação como ferramenta e assim analisam possíveis mudanças.
O objetivo desse trabalho é relatar as atividades que foram realizadas no período do estagio e aprendizados que foram adquiridos durante esse período, ressaltando também dificuldades e limitações que foram encontradas. Assim podendo analisar de uma maneira geral como foi a experiência no estagio e como o curso contribuiu neste processo.
A Lei Federal nº 9394/96, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, institui as bases para a definição de novas políticas educacionais para a formação de professores da educação básica.
O curso de pedagogia tem como objetivo central a formação de profissionais capazes de exercer a docência na educação infantil, e nos anos iniciais do ensino fundamental, nas disciplinas pedagógicas para a formação de professores e de gestão escolar.
Este trabalho tem como finalidade apresentar observações e práticas decorrentes do Estágio do Ensino fundamental.
CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR
A EMEF FRANCISCO MANUEL LUMBRALES CARNEIRO DR EMEF foi criada no dia 13/06/1988, pela Lei Municipal nº3829 publicada nº D.O.M. em 04/02/1981, e reinaugurada em 2007.
A Unidade escolar é localizada próximo das áreas livres.
Os alunos podem ser considerados entre classe média baixa, pois a maioria tem dificuldade de adquirirem material escolar, moradia, etc. Buscando na escola não só conhecimento, mas também alimento.
Para amenizar um pouco esta situação , a unidade escolar conta com algumas parcerias e uma das mais importantes é o projeto igreja, onde os alunos participam de várias atividades no contra turno escolar.
E garantindo o acesso e permanência na escola, a prefeitura implantou o projeto Escolinha do futuro e a escolinha foi contemplada com os seguintes projetos: Teatro, Judô, Vôlei e Basquete.
- NOME DO MANTENEDOR
Prefeitura do Município de Osasco
- NÍVEIS DE ENSINO MANTIDO
A Unidade Escolar mantém o ensino Ensino Fundamental, em 1º Ano, 2º Ano, 3º Ano, 4º Ano e 5º Ano.
- HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Aulas do período da manhã – Ensino Fundamental: das 7:00 às 12:00
Aulas do período da tarde – Ensino Fundamental: das 13:20 às 18:20
Atendimento ao público – das 9:00h as 17:00h
Os vizinhos da U.E. são bem diversificados, vai desde casa de alvenaria, barracos, pois o bairro possui três grandes áreas livres.
A clientela é constituída por crianças na faixa etária de 06 anos, proveniente de bairros próximos a escolas. Verificamos que 50% da clientela provém da área livre e 50% de casas de alvenaria. Observação: na unidade tem crianças na base de 60% que moram com os pais e 40% de famílias agregadas.
O nível socioeconômico é de classe baixa, boa parte das mães trabalha fora, em casas de famílias, restaurantes, indústrias, etc. A clientela escolar 80% é natural de Osasco e 20% provém de outras localidades.
...