Importancia da didática
Por: deboraeleres • 13/8/2017 • Trabalho acadêmico • 435 Palavras (2 Páginas) • 187 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DO ESTADO DO PARÁ.
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA: DIDÁTICA II
DOCENTE: FERNANDA BARATA
ACADÊMICA: DÉBORA ÉLERES – 2014910012
TURMA: C91 6NO
DATA: 22 DE JANEIRO DE 2017
1ª ATIVIDADE
- Discorra sobre a “Importância da Didática para a prática docente” conforme leitura do texto de Garrido e Anastasiou, intitulado “Didática - Breve gênese histórica”.
A Didática é uma disciplina pedagógica que estuda os objetivos, os conteúdos, os meios e as condições do processo de ensino com vistas a finalidades educacionais com um fim social.
O trabalho docente é imprescindível ao processo educativo, pelo qual os membros da sociedade são preparados para participar da vida social comum a todos. Sem educação não há sociedade, e a sociedade deve cuidar da formação de seus cidadãos para que possam contribuir para o desenvolvimento e transformação de seu meio social, participando de forma ativa da economia, da política e da coletividade.
Portanto a Didática tem fundamental importância na prática docente, pois compreende a mediação entre as bases teórico-científicas da educação escolar e a prática docente, ela orienta as ações pedagógicas e sua prática. A didática é um conjunto de métodos e técnicas a serem utilizadas para melhor desempenho do docente em sua prática cotidiana, mas isto não significa que seja um método pronto e acabado que poderá ser utilizado por todo e qualquer educador como muitos esperam, cada educador deve desenvolver sua própria metodologia embasado em seus conhecimentos teóricos e mediante os conhecimentos adquiridos com a prática, além de conhecer muito bem sues alunos para que assim possa desenvolver e planejar suas aulas com o intuito de tirar o melhor de seus discentes e principalmente fazendo-os se reconhecerem como capazes de construir e contribuir para sua própria formação acadêmica. Assim sendo, não existe ensino sem didática, pois se observarmos bem até mesmo na educação familiar poderá perceber a didática envolvida quando ouvimos os depoimentos de pais sobre como educam seus filhos ou um melhor método de se tirar a chupeta sem traumas e outras coisas mais.
Os conhecimentos didáticos poderão contribuir para que o professor organize suas atividades conforme a turma em que trabalha, pois o conhecimento não está pronto e acabado assim como cada indivíduo não é único.
Assim com os conhecimentos necessários o professor poderá organizar suas aulas de forma a atingir cada público que atende, não é tarefa fácil, mas com o embasamento correto poderá organizar sua metodologia de forma a alcançar seus objetivos.
Em suma é necessário compreender a didática e considerá-la como um meio eficaz de garantir o processo de ensino-aprendizagem significativo.
REFERÊNCIA:
GARRIDO, S. Docência do Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2008. p. 41-49
...