Inatismo, Empirismo e Interacionemos: As Concepções Sobre o Desenvolvimento e a Aprendizagem
Por: Thiffanny Laisa • 12/9/2022 • Trabalho acadêmico • 280 Palavras (2 Páginas) • 336 Visualizações
[pic 1]
Inatismo, empirismo e interacionismo: As concepções sobre o desenvolvimento e a aprendizagem.
Thiffanny Laísa Batista da Silva
Setembro de 2022.
A história sobre os pensamentos humanos surgiu no período da Antiguidade,na Grécia.Sempre preocupados com a relação do homem e do mundo através da percepção ,dessa forma a principal característica do homem é a razão.Através dessa razão o homem sempre impõe seus instintos com base na sua irracionalidade.Aristóteles partiu do princípio ativo da vida que existem dois níveis anteriores de vida e alma racional da mente pensante.
Platão, Aristóteles e Jean Piaget são os principais nomes quando se trata das três concepções do conhecimento. O Inatismo busca explicações baseadas em conceitos como forma de entender o mundo, dizendo que as habilidades conceitos e outros,são perspectivas hereditárias.No Empirismo ao contrario de Platão,as pessoas nascem com capacidade de aprender porém precisam de experiência durante sua vida para que elas se desenvolvam.Já no Interacionismo, o individuo tem características próprias que só se desenvolver com a ajuda do meio,seja ele objetos,espaços...Esse processo trabalha a assimilação e a acomodação.
A Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem busca compreender a forma que todos nos se transformamos e aprendemos constantemente, com as experiências que nos faz avançar as ser um indivíduo formado. Piaget em sua obra “Desenvolvimento e aprendizagem” diz que o desenvolvimento do conhecimento se refere ao processo que conduz ao amadurecimento. Já visando o lado da aprendizagem que é gerada por situações ,experiências e eventos.Essa disciplina ajuda nos funcionários do ramo da educação a acompanhar as fases da vida humana e as mudanças de comportamentos.
...