TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo: Inatismo, Empirismo e Interacionismo: Significado e consequências para a educação

Por:   •  30/3/2021  •  Dissertação  •  917 Palavras (4 Páginas)  •  1.373 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo: Inatismo, Empirismo e Interacionismo: Significado e consequências para a educação

Inatismo:

Nesta teoria, acredita-se que desde o momento do seu nascimento é carregado consigo uma determinada bagagem de conhecimentos gerais. E nesse conceito, é descartada a ideia de que o conhecimento é desenvolvido através de experiências individuais. Com ela, veio a motivação para um tipo de ensino. E nele, as interferências do educador devem ocorrer com a mínima frequência possível, para que assim, possam dar total autonomia que o aluno precisa para aprender tudo de acordo com suas habilidades.

Empirismo:

No empirismo, acredita-se que, embora as pessoas nasçam com a habilidade do aprendizado, precisa-se de experiência ao longo do tempo, para que assim, possamos aperfeiçoa-la. E a partir dessa ideia, surge o ensino com base na imitação. Onde, as atividades propostas são as que, de certa forma, facilitam a memorização, como por exemplo: A repetição e cópia.

Interacionismo:

Já no interecionismo, entende-se que o aprendizado se dá pela interação com o mundo à nossa volta. Nela, são valorizados os conhecimentos prévios e as experiências dos alunos, para que assim, possam ser colocados no centro do próprio aprendizado. Com isso, surgem novas expectativas pedagógicas, as quais, podem ensinar os alunos com base na sua própria experiência, de uma forma didática e divertida.

Questões:

2.

2.1) Qual a importância de se conhecer a história da Psicologia?

R: É a compreensão de modo profundo de cada indagação ou resposta obtida através da história que auxiliaram no nascimento da psicologia.

2.2) Quais as condições econômicas e sociais da Grécia Antiga que propiciaram o início da reflexão sobre o homem?

R: As construções das primeiras pólis, conquistas de novas terras. E com esses avanços permitiram que algumas pessoas pudessem se ocupar com as coisas do espirito.

2.3) Quais as contribuições fundamentais para a Psicologia apontadas nos textos de Sócrates, Platão e Aristóteles?

R:Sócrates compreende que o que distancia o homem do resto dos animais é, simplesmente a razão. Platão, procurou dar um lugar no corpo humano para a razão, e para ele, esse lugar seria a cabeça, onde está a alma e a medula seria a ligação entre a alma e o corpo. Aristóteles argumentava todos os seres vivos possuíam uma alma, sendo a dos vegetais uma alma vegetativa, os animais uma sensitiva e os seres humanos além dessas duas, uma alma racional, chegou a estudar também as diferenças entre razão percepção e sensações.

2.4) Com a hegemonia da Igreja, na Idade Média, qual a contribuição de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino para o conhecimento em Psicologia?

R:Santo Agostinho dizia que a alma não era apenas sede de razão, mas também um modo de manifestação divina no homem, e com isso a igreja começa a se preocupar com a sua compreensão. Tomás de Aquino encontrou argumentos racionais para justificar alguns dogmas da igreja e com isso garante para a igreja o domínio do estudo do psiquismo.

2.5) Em qual período histórico situa-se a contribuição de Descartes para a Psicologia? Qual é essa contribuição?

R: No período renascentista, ele deu a proposta de separação entre a alma e o corpo, e diz que a um corpo sem um espirito é apenas uma máquina, com isso, conseguiu abrir caminho para estudar cadáveres humanos, o que acarretou no avanço da anatomia e da fisiologia, o qual teve papel fundamental no progresso da psicologia.

2.6) Quais as contribuições da Fisiologia e da Neurofisiologia para a Psicologia?

R: A descoberta de eventos psicológicos estarem ligados diretamente a eventos neurofisiológicos.

2.7) Qual o papel de Wundt na história da Psicologia?

R: Criou a universidade de Leipzig, que foi o primeiro laboratório a realizar experimentos na área da psicofisiologia.

2.8) Quais os critérios que a Psicologia deveria satisfazer para adquirir o status de ciência?

R: Definir seu objetivo de estudo. Delimitar o campo de estudo, para que assim pudesse ser diferenciado de outras áreas como a fisiologia e a filosofia. Formular métodos de estudo desse objeto. Formular teorias enquanto um corpo consistente de conhecimento na áreas.

2.9) O que caracteriza o Funcionalismo, o Associacionismo e o Estruturalismo?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (81 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com