Incentivando a Independência do Seu Filho
Por: Tarciana Lopes • 3/9/2018 • Trabalho acadêmico • 366 Palavras (2 Páginas) • 146 Visualizações
[pic 1]
INCENTIVANDO A INDEPENDENCIA DO SEU FILHO!
- Escovar os dentes: Com a supervisão de um adulto, a partir dos 4 a criança já tem coordenação para manipular a escova sem se machucar. Obviamente, a escovação não vai ser perfeita, mas é um começo. A partir dos 6 anos a criança já consegue fazer o movimento corretamente e escovar os dentes sozinha.
- Tomar banho sozinho: A partir dos 6 anos
Muitas crianças têm essa vontade, e ajuda o fato que é gostoso brincar no banho! Mas, mesmo com a criança já grandinha, é preciso tomar alguns cuidados, como ter um tapete antiderrapante, conferir a temperatura da água, e monitorar tudo de perto.
Como estimular: nada de esquecer seu filho no banheiro. A competência dele para se lavar sozinho é bem razoável. Os pais devem lembrar o filho de lavar todas as partes do corpo e mostrar como fazer. É interessante orientar quanto à quantidade de produtos a ser usada, para evitar que fique resíduos ou que a embalagem acabe em um banho!
- Limpar o bumbum depois de fazer cocô: 5 anos
Como estimular: não tem outro jeito; deixando fazer. Ensinando como faz, e orientando a lavar as mãos depois.
- Fazer a cama: A partir de 6 anos a criança já é capaz de executar essa tarefa. Ela também já é capaz de limpar o quarto e mantê-lo arrumado.
- Amarrar o sapato: Entre 5 e 6 anos.
- Andar de bicicleta sem rodinha: A partir dos 5/6 anos muitas crianças já conseguem andar sem rodinhas, mas a maioria das crianças anda em duas rodas a partir dos 7/8 anos.
- Trocar de roupa: por volta dos 4 anos.
Como estimular: crianças pequenas têm dificuldade em lidar com zíperes, botões, cadarços, e o ideal é escolher roupas com elástico e velcro. Quando tiver botões, pode ensinar a vestir e dizer que é só chamar na hora de abotoar! Evite golas e ensine o lugar das etiquetas pra facilitar a localização frente/trás.
MAS NÃO ESQUEÇA: não estamos falando de largar a criança por conta, sem o mínimo de supervisão e nem de cobrar resultados. Por mais que eles pareçam grandes e independentes, ainda precisam na nossa orientação e observação por mais um bom tempo!
...