Inclusão em sala de aula
Por: Barbara Macedo • 3/9/2017 • Ensaio • 933 Palavras (4 Páginas) • 281 Visualizações
[pic 1][pic 2]
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Nome: Barbara Santana Macedo Silva
Trabalho a ser apresentado na
Disciplina de “Educação Inclusiva”
Professorº Roberto
SANTOS_2017
Pergunta:
Considerando o texto que somente postamos um fragmento, mas que deve ser lido na íntegra e o conteúdo do vídeo, postados acima, descreva as adaptações bem sucedidas e realizadas pelos professores nos dois estudos de caso apresentados no vídeo.
Analisando o vídeo, vimos o caso de duas crianças. A primeira de tratava de um menino com nome de M.J.L.R, nascido em 08/04/2008, esta cursando o 2º ano do ensino fundamental e a matéria curricular trata-se de Língua Portuguesa.
Contextualização: O aluno no sistema PRODESC se encontra como o cadastro DI (deficiente intelectual). Os atestados médicos descrevem como transtorno com hipercinesia com retardo mental, impulsividade, atraso na fala, traços autísticos leves e aparente déficit cognitivo.
O aluno entrou na unidade escolar em 2015 e a escola vem realizando um trabalho de inserção com a comunidade escolar. No inicio ele apresentava um comportamento muito agressivo com as pessoas da escola e com os colegas da classe e isso vem melhorando gradativamente. Hoje ele já reconhece a equipe gestora, a professora e o grupo de colegas da sala de aula. Hipótese de escrita: pré-silábico, reconhece a primeira letra do seu nome (M) em outras palavras.
A professora realizou um projeto com a classe onde os mesmos escreviam ingredientes e o modo de fazer da receita escolhida que no caso era a vitamina de frutas. A professora começou com uma roda de conversa sobre festa junina e suas comidas típicas e fez uma elaboração coletiva de lista. Na segunda etapa ela realizou escrita coletiva de um bilhete, fez uma socialização das receitas pesquisadas pelo aluno e elaborou uma lista e socialização de alguns livros de receita. Na terceira etapa ela realizou uma escrita dos ingredientes e trabalhou as escritas dos alunos. Na quarta etapa fez uma seleção das receitas que farão parte do livro, fez comparação entre duas receitas e realizou as escritas das receitas selecionadas. Na quinta etapa realizou uma produção da apresentação do livro com a dedicatória da merendeira da escola e por fim realizou a elaboração do livro de receitas, a mesma pediu para que o aluno de inclusão selecionasse a fruta que começasse com a inicial de seu nome, o mesmo selecionou o morango que começa com a letra M. Dando assim um ótimo resultado para a professora que realizou o projeto.
No segundo caso do vídeo, trata-se de uma menina com nome de S.Y.M.R, nascida em 02/08/2006, cursando o 4º ano do ensino Fundamental, a matéria curricular que esta trabalhando o projeto é Língua Portuguesa e Ciências da Natureza.
Contextualização: O atestado médico descreve um gráfico de audiometria que diz: os limiares auditivos indicam perda auditiva neurosensorial de grau sério a profundo bilaterial. A aluna entrou na unidade escolar em 2016, e a escola mobilizou-se juntamente com a Diretoria de Ensino afim de conseguir uma interiocutora para atender as necessidades da aluna. Ela também esta frequentando a sala de recurso, no período da tarde na E.E. Prof. Genésio Machado, com a professora Maria Carla (também surda). No inicio do ano, a hipótese de escrita da aluna era silábica sem valor sonoro.
Descrição da atividade proposta pelos professores: O objetivo da primeira etapa é apresentar esta sequencia didática que propõe como discussão temática a produção e o destino do lixo. As atividades sugeridas visam possibilitar ao aluno que, de um lado, ative os conhecimentos já construídos sobre o tema e, de outro perceba que há aspectos que ainda não domina. Espera-se, assim, que ele se comprometa com o assunto a ser pesquisado e se envolva nas discussões que acontecerão durante a realização da sequencia.
...