Indices de aprovação da escola Pláciod de Castro
Por: Thalisson Silva Ribeiro • 8/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.076 Palavras (9 Páginas) • 260 Visualizações
Introdução:
Esta pesquisa tem a finalidade de compreender a razão pela qual a escola Plácido de Castro obtém um índice de aprovação eficaz no decorrer dos anos de 2000 a 2009. Para isso tornou – se necessário fazer uma pesquisa para constatação dos fatos entrevistando alguns membros que fazem parte deste ambiente escolar. O estudo foi fundamentado na proposta política pedagógica onde tivemos a oportunidade de colher as metas e objetivos traçados que se tornaram mecanismos capazes de fazer com que a escola obtenha um índice de aprendizagem satisfatório.
Tema: O índice de aprovação escolar da Escala Plácido de Castro.
Problemas: Qual a razão pela qual a Escola Plácido de Castro obtém um índice de aprovação satisfatório?
Objetivo Geral: Compreender a razão pela qual as Escola Plácido de castro mantém uma eficácia no índice de aprovação.
Objetivo Especifica: * Conhecer o projeto político pedagógico da escola;
*Compreender metodologias utilizadas para alcançar um bom índice de aprovação;
*Identificar os recursos utilizados pelos professores para que possam alcançar esse objetivo.
Hipótese: O trabalho parte da idéia de que a aprovação é um fator importante para os educandos, pois eleva a sua autoestima e faz com que a escola demonstra à sua clientela que esta realmente comprometida com um ensino de qualidade, além de reconhecer que as metodologias e os objetivos traçados para esse fim, foram resultantes de um bom êxito escolar.
Desenvolvimento: Os processos da eficácia escolar, segundo Daivid Reymolds e Charles Teddlie, resumem os resultados das pesquisas mais relevantes. Já o autor Francisco Javier Murillo, afirma que a maioria das pesquisas educacionais da América Latina tem dificuldades em aceitar a legitimidade da eficácia escolar. O mesmo refere – se a qualidade da educação e a identificação de políticas que induzem a educação de qualidade.
Segundo Chiotopha Jencks, o sucesso escolar poderia acontecer por meio de alteração no tamanho das turmas, número de horas letivas, organização da escola e a qualificação dos professores. Partindo dessa afirmativa, concordamos com o autor quando ele fala sobre a idéia de controle de número de alunos por turma, pois entendemos que isto pode facilitar no trabalho dos professores, possibilitando ao mesmo melhor qualidade de planejamento pois sobra tempo para atender individualmente os seus alunos.
Concordamos também com a qualificação do professor como fator importante no desempenho de suas funções, tendo em vista que a qualificação da ao educador uma maior segurança fazendo com que ele seja mais criativo, inovador,tornando – se capaz de atender as necessidades individuais que venha seguir no seu dia – a – dia. Alem disso entendemos que a escola realiza um papel fundamental, quando a mesma se organiza da melhor forma possível para atender a sua clientela, buscando uma interação entre professores e alunos, oferecendo – lhes os materiais didáticos e pedagógicos que visam suprir as necessidades e ao mesmo tempo atenda as expectativas de todos.
Para atender a pesquisa é necessário um procedimento reflexivo sistemático, que permite descobrir fatos ou dados, relações ou leis, em qualquer campo do conhecimento. A pesquisa, então passa a ser um tratamento científico, constituindo – se no caminho para conhecer a realidade e ao mesmo tempo descobrir verdades parciais.
Esta pesquisa teve como ponto de partida uma conversa informal com a coordenadora pedagógica da Escola Plácido de Castro, a qual atua na escola desde o ano de 2006, com a formação de ensino superior na área de História. A mesma fez sua pós graduação em Especialização em Planejamento e Gestão. Solicitamos da mesma sua disponibilidade pra nos responder algumas perguntas.
Tipo A: Qualificação dos professores.
É muito importante, pois o professor qualificado apresenta maiores oportunidades para desenvolver um trabalho eficiente, porque o conhecimento contribui bastante para a prática e adequação da realidade que as escolas apresentam tanto sobre a clientela quanto aos seu recursos que ela possui.
Participação da Comunidade
Sim. É possível através do conhecimento da realidade da Escola em todos os aspectos, financeiros, recursos didáticos, planejamento, quadro de funcionários e qualificação dos professores, e participando ativamente da escola, a comunidade poderá contribuir na realização dos projetos, feiras e outras atividades.
Meios que contribuem com o índice de aprovação
Sim, acontece através de aulas de apoio pedagógico, conversa com os pais e alunos sobre a realidade e dificuldade que eles apresentam, sugestões de estudo em casa e trabalhos extra – classe.
Estratégia e objetivos alcançados
Informar os resultados alcançados, conscientizar sobre a importância de um resultado melhor, desenvolver atividade de apoio pedagógico, executar projetos, palestras, freira envolvendo a comunidade escolar.
Semana diagnóstica
Não: pois o tempo utilizado na escola é curto para detectar os conhecimentos e habilidades que os alunos apresentam, pois as necessidades educacionais são apresentadas ao longo do processo ensino aprendizagem.
O mesmo procedimento foi utilizado com uma funcionária da escola que atua como auxiliar de secretaria. Formada em pedagogia, atuante na referida escola a dois anos, com experiência de onze anos em outra escola. Portanto contribui bastante com nosso trabalho por ser muito experiente área da educação.
Tipo B: Contribuição no processo Ensino Aprendizagem.
Na sua função de auxiliar de secretaria trabalha com determinação ajudando no que for necessário para que os alunos tenham uma educação de melhor qualidade, considerando sempre as experiências de vida e a realidade de cada educando.
Importância do Seu Trabalho:
A mesma considera seu trabalho importante, pois é educadora independente de estar em sala de aula ou não, deseja o melhor para as crianças e sonha para elas um futuro com mais oportunidades de serem felizes e de se realizarem na vida pessoal e profissional.
...