Indisciplina: um olhar reflexivo
Por: vinhetao • 13/3/2018 • Projeto de pesquisa • 978 Palavras (4 Páginas) • 202 Visualizações
FACULDADES INTEGRADAS URUBUPUNGÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
LIDIANE CAROLINA JOÃO PESTANA
MARLY DE SOUSA GARCIA SILVA ESTRINI
INDISCIPLINA: UM OLHAR REFLEXIVO
ESTÂNCIA TURÍSTICA DE PEREIRA BARRETO - SP
2016
FACULDADES INTEGRADAS URUBUPUNGÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
LIDIANE CAROLINA JOÃO PESTANA
MARLY DE SOUSA GARCIA SILVA ESTRINI
INDISCIPLINA: UM OLHAR REFLEXIVO
Projeto de Pesquisa apresentado as Faculdades Integradas Urubupungá-FIU da Estância Turística de Pereira Barreto-SP, como requisito parcial para obtenção do título de graduadas em Pedagogia, sob a orientação do Professor Moacir Ferreira de Amorim
ESTÂNCIA TURÍSTICA DE PEREIRA BARRETO - SP
2016
SUMÁRIO
1 TEMA 3
2 SITUAÇÃO PROBLEMA 3
3 JUSTIFICATIVA 3
4 FORMULAÇÃO DA HIPÓTESE DA PESQUISA 3
5 REVISÃO DE LITERATURA 4
5.1 Indisciplina 4
5.1.1 Conceito 4
5.2 Causas da indisciplina 5
REFERÊNCIAS 6
1 TEMA
Indisciplina: um olhar reflexivo
2 SITUAÇÃO PROBLEMA
Qual a solução para os casos críticos de indisciplina nas escolas brasileiras?
3 JUSTIFICATIVA
O tema possibilita uma ampla discussão devido à realidade de várias escolas no mundo. Com isso descrevemos os problemas e as possíveis metodologias a serem aplicadas no caso de indisciplina.
4 FORMULAÇÃO DA HIPÓTESE DA PESQUISA
Vive-se atualmente uma realidade encarada por todos os docentes, ao enfrentar problemas indisciplinares na sala de aula. Tenta-se aqui identificar as causas da indisciplina e também elucidar como o professor pode lidar com esse problema que se faz mais presente no seu cotidiano escolar.
Como a escola poderá modificar essa indisciplina na sala de aula e quais são as consequências da indisciplina para o processo de ensino aprendizagem das crianças e sobre o trabalho do professor.
5 REVISÃO DE LITERATURA
5.1 Indisciplina
5.1.1 Conceito
É sabido que a educação brasileira não é das melhores, existem inúmeros problemas que são prejudiciais para a aprendizagem do aluno, entretanto existem aqueles problemas que são de ordem mundial, e entre estes está o comportamento inadequado, também conhecido como indisciplina.
De acordo com Bock, Furtado e Teixeira (2008, p.275) a indisciplina está relacionada com o não cumprir de regras, portanto segundo os autores: “enfim, a indisciplina está relacionada ao não cumprimento das regras postas pela escola como necessárias ao seu bom funcionamento”. Entretanto os autores lembram que quando há um clima de participação e interesse na sala de aula, isto não pode ser considerado indisciplina.
Entende-se por disciplina escolar as regras que devem ser seguidos por todos os membros da comunidade escolar, em específico professores e alunos para que a aprendizagem obtenha sucesso. Fica claro que se trata de um relacionamento humano entre os professores e alunos na sala de aula e por ventura na escola (TIBA, 1996, p.117).
Parrat-Dayan (2008, p.8) cita que: “ser disciplinado não é obedecer cegamente, é colocar a si próprio regras de conduta em função de valores e objetivos que se quer alcançar.”
Weber (2009, p. 20) ao conceituar disciplina: “disciplinar do original em latim significa ensinar, formar.”
Mesmo com vários autores conceituando indisciplina deve-se considerar que de acordo com Aquino (1996) a definição de indisciplina não é algo estático, está relacionada com vários fatores que se transformam com o decorrer da história, em diversas culturas.
Antunes (2002) também, como Bock; Furtado; Teixeira (2008), mencionam que uma sala que é indisciplinada não precisa ficar totalmente em silêncio, visto que a participação dos alunos é de extrema importância para a aprendizagem.
...