Influências Educacionais.
Por: fbgoular • 17/11/2015 • Trabalho acadêmico • 526 Palavras (3 Páginas) • 233 Visualizações
Unidade II: Influências Educacionais.
Trabalho desenvolvido durante a Disciplina de licenciatura em Pedagogia, como parte da avaliação referente ao bimestre.
PROFESSORA:
Resposta da Unidade ll: Influências Educacionais
Vamos, agora, aprofundar o nosso conhecimento. Após a leitura dos artigos e do vídeo solicitados como forma de complementação do nosso estudo, peço algumas reflexões sobre o assunto abordado nesse material.
A) Froebel, além de criar o primeiro Jardim de Infância, destacou a importância da educação através do brincar. O artigo ‘‘ A perspectiva sociocontrutivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola” também destaca a abordagem do brincar na educação. Estabeleça uma relação entre o tema apresentado pela visão de Froebel e o artigo que você leu.
Resposta: Na visão pedagógica de Froebel, a brincadeira deve ser garantida a criança em tempo certo e na idade certa, facilitando sua aprendizagem porque através de jogos e dos brinquedos, a criança estimula seu desenvolvimento e apropriaria da realidade. Vygotsky analisava a brincadeira como atividade e não apenas como socialização, mas como elemento fundamental para construção da personalidade.
B) Existem semelhanças entre ou diferenças entre a educação positivista e a socialista? Explique.
Resposta: Existem diferenças sim entre elas, educação positivista é caracterizada pela maturidade do espírito humano, pela luta contra o ensino leigo e contra o tradicionalismo da religião e o socialismo tinha a ideia de que a educação é universal e politécnica, Marx, a crítica burguesa, Spencer, acreditava no ensino da ciência.
C) Temos, no período do Iluminismo, uma riqueza de reflexões pedagógicas aliadas a uma visão política trazida por John Dewey. Como podemos relacionar o pensamento político de Dewey com a educação?
Resposta: Para John Dewey, a democracia é um modo de trabalhar juntos, lutando pela liberdade e igualdade para todos, que a educação não fique guardada como algo acabado, mas que o saber e as habilidades adquiridos pelo aluno, pudessem praticar em sua vida.
D) A educação construtivista faz uma abordagem sobre a educação que nos chama a atenção por vários aspectos. Como é vista essa abordagem dentro do espaço educacional? Relacione com o vídeo e o texto ‘‘Notas para uma teoria construtivista da inteligência.”
Resposta: A educação não há o que seguir, a inteligência acaba evoluindo pelas ações, a criança constrói o conhecimento por meio de descobertas e ela aprende experimentando e vivenciando. O professor é um mediador, conduzindo o aluno a aprendizagem.
Referências
Boiko, V. A. T., Zamberlan, M. A. T. A perspectiva sócioconstrutivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola. Psicologia em estudo, Maringá, n. 1, p. 51-58, jan./jun., 2001.
Vieira, E. Por uma história da educação que esteja presente no trabalho educativo. São Paulo: Cortez, Revista e Sociedade, 1982.
...