Informatização na educação
Por: Sol201 • 29/7/2015 • Relatório de pesquisa • 1.842 Palavras (8 Páginas) • 232 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ – CESUMAR – NEAD[pic 1]
PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
SOLANGE CRISTINA DA SILVA CRACO TASARZ
A INFORMATIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO
CAMPO MOURÃO
2009
SOLANGE CRISTINA DA SILVA CRACO TASARZ[pic 2]
A INFORMATIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO
Paper apresentado ao Centro Universitário de Maringá, como requisito para obtenção de nota do módulo 2009ª??? às disciplinas de: Fundamentos Históricos Epistemológicos, Epistemologia da Educação, Inovações e novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino Superior, do Curso de Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior.
Orientação: Professor(a) (mediador): Fabiane Carniel.
CAMPO MOURÃO
2009
RESUMO
A atualização requer por parte dos docentes busca continua de novos conhecimentos e métodos de ensino, para a transmissão adequado a seus alunos. A globalização trouxe com ela novas exigências mercadológicas, obrigando o aperfeiçoamento dos métodos de ensino-aprendizagem. Surge o avanço tecnológico na educação, a busca incessante de conhecimento reflexivo. O professor frente a um mercado competitivo e exigente. É o desafio atual: formar cidadão qualificados e independentes, com sede do saber.
Palavras chaves: informatização, construtivismo, ensino-aprendizagem.
INTRODUÇÃO
A modernidade trouxe novos avanços sociais, industriais e econômicos, isso refletiu fortemente na educação.
Hoje o ensino é à base do crescimento profissional do indivíduo, e este ensino também vem sofrendo grandes transformações com a informatização. E o método que se adéqua a esta informatização é o construtivismo que permite que o educador oriente seus alunos de maneira atualizada.
Cabe assim ao professor associar seus conhecimentos com a informatização e ser o mediador destes, para que o aluno torne-se independente e busque novas informações, idéias e ideais através do aprendizado contínuo.
Assim o professor não poderá mais exercer a função de monitor, mas sim decodificador dos conhecimentos que seus alunos trazem para o ambiente de aprendizagem.
2. A INFORMATIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO
A sociedade vem passando por muitas modificações, originadas nas instituições de ensino, a tecnologia invade as salas de aulas, até onde os professores podem utilizar estes meios para o benefício da aprendizagem.
Hoje o mercado de trabalho é totalmente informatizado, desta forma não podemos eliminar a informatização nos bancos escolares, isto gera para as instituições de ensino adequações dos métodos de ensino e aprendizagem, com a utilização de computadores nas salas de aulas tornou-se fácil a procura do que se deseja saber, porém cabe ao professor dirigir e utilizar meios para que ocorra o conhecimento reflexivo.
A informatização trouxe para os docentes e alunos facilidades e dificuldades, muitas dificuldades podem ser encontradas quando estas não forem bem dirigidas pelos docentes, pois os alunos de hoje sabem como utilizar estes meios, onde muitos encontram facilidades para fazer pesquisas e até mesmo trabalhos escolares ou universitários, na maioria das vezes acabam copiando idéias, isto não permite o conhecimento reflexivo, faz com que os alunos aprendam somente a procurar e não a desenvolver idéias próprias, desta forma os professores devem saber direcionar tais pesquisas gerando o pensamento próprio de determinado assunto.
A educação acompanha as exigências sociais, hoje a maior exigência da sociedade é manter-se informatizado as novas tecnologias, o professor deve despertar em seus alunos o interesse no saber, pois é através deste que os indivíduos podem alcançar o sucesso profissional, ou seja, estamos numa era que o capital humano está muito valorizado, isto é conhecimento e com isso o aperfeiçoamento de novas técnicas de trabalho.
2.1 - A MUDANÇA DO EDUCADOR
O professor tradicionalista era responsável apenas em transmitir informações e cobrar que essas informações fossem decoradas pelos seus alunos. Com o passar do tempo e as transformações ocorridas na educação o professor passa a ser mediador de informações e facilitador do aprendizado. Busca o ensino reflexivo e científico, instiga o aluno a buscar novos conhecimentos constantemente.
Com a informatização o professor ganha um aliado de extrema utilidade no processo ensino-aprendizagem, basta saber aproveitar e se aperfeiçoar a essas novas tendências.
De acordo com Barreto (2004), designação de professor, é de facilitador, animador, tutor, onde critica a precariedade do trabalho docente. Pois o professor é visto como monitor quando se trata em educação a distância, o professor não pode deixar ser visto como uma peça de utilidade, mas sim alguém que ocupe um lugar importante neste cenário virtual, que está cada vez mais barato e de fácil acesso a todos sendo capaz de:
- Ampliar oportunidade onde os recursos são escassos
- Familiarizar o individuo com tecnologia que faz parte de seu cotidiano
- Oferecer meios de atualizar rapidamente o conhecimento
- Estender os espaços educacionais
- Motivais os profissionais e alunos para aprender continuamente, em qualquer estágios de sua vida
- Estender espaços educacionais
- Dar respostas flexíveis e personalizadas, para pessoas que exigem diversidade maior de tipo de educação, informação e treinamento.
O professor não pode se perder em tantas mudanças decorrentes destas novas tecnologias de ensino, sendo necessário recuperar o espaço do saber, que nada tem haver de uma certa competência técnica, ou seja, a informatização é fundamental nos dias atuais, porém necessita de alguém que domine o conteúdo e também tenha noções pedagógicas.
2.3 - A TECNOLOGIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA EM TENTATIVA CONSTRUTIVISTA
As escolas tem se mostrado muito resistentes a estas mudanças mesmo sabendo da incorporação de meio inovadores que poderão facilitar o dia-dia na aprendizagem, alguns meios como os computadores entre outros vem sendo visto pelos pais e pelo mercado de trabalho como melhoria mas, sabemos que muitos destes recursos não são utilizados totalmente. Por exemplo, muitas escolas privadas e públicas possuem equipamentos de informática adequado, porém não são utilizados de maneira prática, ficando distante do ensino e do que oferecido para o estudante, falta aperfeiçoamento e muitas vezes interesse do professor.
...