JACQUES DELOROS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO
Por: Kananda Dutra • 27/3/2020 • Relatório de pesquisa • 447 Palavras (2 Páginas) • 288 Visualizações
Resenha JACQUES DELOR- OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO
DELORS, Jacques (Coord.). Os quatro pilares da educação. In: Educação um tesouro a descobrir. UNESCO, MEC. São Paulo: Cortez, 1999. (Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre educação para o século XXI.
OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO
A educação transmite saberes e infinitos conhecimentos, cabe a cada um aproveitar e explorar todos os conhecimentos e se adaptar as mudanças. Assim, a educação deve se organizar em torno de quatro pilares do conhecimento: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender viver juntos e aprender a ser.
"À educação cabe fornecer, de algum modo, os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permita navegar através dele.”
-Delors,2000.
Aprender a conhecer
Concerne na aquisição dos instrumentos de conhecimentos, desenvolvendo nos alunos a capacidade de compreensão, pensamento dedutivo, intuitivo e a memória. A intenção é que os alunos não apenas desenvolvam essas capacidades, mas também se interessem em desenvolver suas capacidades de aprendizagem e queiram saber mais. Para que o conhecimento não seja raso e momentâneo é imprescindível que o ato de compreender, descobrir, construir e reconstruir o conhecimento seja uma prática prazerosa, para assim ser valorizado e mantido ao longo do tempo. O primeiro pilar da educação é o conhecimento por ele ser em si um valor, por concomitantemente ser meio e fim. Sendo o conhecimento como “meio” um instrumento necessário e presente em todos os processos produtivos, como “fim” a busca contínua por conhecimentos, autoconhecimento e desenvolvimento. O processo de aquisição do conhecimento é contínuo e nunca está acabado, está em constante desenvolvimento.
Aprender a fazer
Aprender a fazer não se desconexa de aprender a conhecer, mas o aprender a fazer da ao aluno uma aprendizagem mais técnica, profissionalizante, onde ele vai desenvolver na prática os conteúdos teóricos. Também são desenvolvidos valores necessários para o trabalho em equipe, não é só aprender a fazer como robôs, aspectos muitas vezes denominados como “saber- ser” se unem ao saber e ao saber- fazer. O aprender a fazer não é apenas a qualificação profissional, mas também a formação da pessoa com valores éticos e morais, a qualificação do profissional com competências que os tornam pessoas aptas a enfrentarem as diferentes situações de trabalho.
Com os avanços tecnológicos, os profissionais também passam por mais exigências, as máquinas evoluem, e quanto mais automatizadas, mais se “desqualifica” o trabalhador. As qualidades como se comunicação, trabalho em equipe e habilidade na resolução de problemas são cada vez mais importantes.
A economia voltada para o setor de serviços aumenta com a desmaterialização da aprendizagem. Este setor não produz bens materiais, e é bem diversificado. O desenvolvimento nesse setor terciário demanda das qualidades humanas, de estabelecer relações estáveis entre as pessoas.
...