JOGOS MATEMÁTICOS
Por: letycia.msol • 30/10/2015 • Relatório de pesquisa • 703 Palavras (3 Páginas) • 309 Visualizações
- Boliche Matemático: Adição e Subtração
Indicado para crianças de 7 a 10 anos.
Material: 6 a 8 Garrafas pets, 1 Bola pequena e Fichas com números de 1 a 10.
Regras: Dividir a sala em dois grupos, cada aluno arremessa a bola e tenta derrubar as garrafas que estarão enumeradas. Sendo uma das garrafas indicando subtração e o restante soma. Após a jogada o aluno faz a somatória juntamente com o grupo e recebe uma ficha com o valor pontuado. Após todos os alunos arremessarem, soma-se as fichas e ganha o grupo que tiver maior pontuação.
-Argolas matemáticas
Indicado para crianças de 7 a 10 anos.
Material: 6 a 8 Garrafas pets, 5 argolas.
Regras: As garrafas estarão enumeradas indicando seus valores. Cada criança irá arremessar suas argolas e fazer a somatória de seus pontos na lousa. Ganha a criança que obtiver maior número de pontos.
- Bingo Matemático
Indicado para crianças de 9 a 11 anos.
Material: Folhas de sulfite, Cartolinas e tampinhas de garrafa.
Produzir cartelas com as operações sem os resultados das mesmas, e nas cartolinas construir fichas com os resultados das multiplicações, para serem cantadas pelo locutor.
Regras: As regras são as mesmas do jogo do bingo, o locutor cantará os números e as crianças precisarão realizar a conta para poder marcar a cartela com as tampas de garrafas. Vence a criança que completar a cartela toda e gritar BINGO.
- Jogo da Memória Matemático
Crianças de 7 a 10 anos.
-Material: Cartolinas em duas cores diferentes.
Produzir fichas com as 4 operações em situações problemas em uma cor da cartolina e produzir fichas com os resultados em outra cor de cartolina.
Regras: Dividiremos a sala em quatro grupo, de quatro ou cinco jogadores. Espalharemos as fichas com as operações e seus resultados virados para baixo, e cada criança escolhera primeiro a cor que contenha as situações problemas e após fazer o cálculo deverá achar a ficha com o resultado nas fichas de outra cor. Ganha a criança que conseguir encontrar maior número de situações e resultados.
-Amarelinha
-Indicado para crianças de 4 a 6 anos.
-Material: Giz de lousa ( Para riscar o chão) e Pedrinhas
- Regras: Cada Jogador deverá começar jogando a pedrinha na casa 1 e ir pulando nas casinhas com um pé só nas casinhas onde estiver um número apenas e poderá pisar com os dois pés nas casinhas onde tiver dois números paralelos, e chegar até o céu. Ao chegar no céu o jogador deverá voltar pulando novamente e resgatar a pedrinha. E perderá a vez se não acertar a pedra no número subsequente, pisar na casa onde estiver a pedrinha, esquecer de pegar a pedrinha, ou pisar na linha. O ganhador será quem pular todas as casas primeiro.
Jogos matemáticos como recurso didático
Para se ensinar a matemática é necessário desenvolver o raciocínio lógico, estimular a criatividade e o pensamento, além da capacidade de resolver problemas. Como educadores, devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem.
Os jogos, se convenientemente planejados, são um recurso pedagógico eficaz para a construção do conhecimento matemático. Referimo-nos àqueles que implicam conhecimentos matemáticos.
Vygotsky afirmava que através do brinquedo a criança aprende a agir numa esfera cognitivista, sendo livre para determinar suas próprias ações. Segundo ele, o brinquedo estimula a curiosidade e a autoconfiança, proporcionando desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção.
...