JORNAL DO PEDAGOGO
Por: Bruna5525 • 29/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.051 Palavras (5 Páginas) • 336 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
trabalho interdisciplinar EM GRUPO
2015- Jornal do Pedagogo
SETE LAGOAS
2015
trabalho interdisciplinar EM GRUPO
2015- Jornal do Pedagogo
SETE LAGOAS
2015
2015 - Jornal do Pedagogo
O uso das tecnologias na escola: (contra ou a favor?).
Modernizar a sala de aula não é sinônimo de modernizar o ensino, acreditamos que a simples introdução da tecnologia não muda a metodologia, a tecnologia não constrói nada, é apenas uma ferramenta, e quem faz a diferença é o professor e o aluno. Não basta usar computador, data show, tablete, dentre outros equipamentos tecnológicos em sala de aula. Os professores devem estar capacitados para auxiliar e orientar os alunos com novas metodologias, fazendo com que o aluno possa construir seu próprio conhecimento.
Percebemos que seria impossível nos dias de hoje viver sem utilizar as tecnologias que passaram a fazer parte do nosso cotidiano e procurar sempre nos habilitar e capacitar para podermos utilizar com segurança essa ferramenta, pois o mundo está todo interligado através das tecnologias atuais.
Se a escola não inclui a internet na educação das novas gerações, ela está na contramão da história alheia ao espírito do tempo produzindo exclusão social ou exclusão do mundo digital. Quando o professor convida o aprendiz a um site, ele não apenas lança mão da nova mídia para potencializar a aprendizagem de um conteúdo curricular, mas contribui pedagogicamente para a inclusão deste aluno no mundo digital.
[pic 3]
www.piaui24hs.com.br
A diversidade e o preconceito na escola:[pic 4]
www.piaui24hs.com.br
Ensinar a importância do respeito que se deve ter com as diferenças entre os colegas no ambiente escolar é de fundamental importância, esse ensino deve ser aplicado desde os primeiros anos de escolaridade. Esse respeito nos ensina que é a partir das diferenças que surgem os preconceitos. O ideal é que todo educador tenha em mente a importância de propiciar ao seu aluno um ambiente que priorize e estimule o respeito à diversidade, ajudando a formar cidadãos respeitosos que se preocupam com os outros, possuindo o espírito de coletividade sem discriminar.]
A discriminação afeta a autoestima do estudante refletindo no aprendizado e sendo em alguns casos causas da evasão escolar. Para combater essa triste realidade as instituições de ensino devem promover ações dentro da escola que valorizem a pluralidade cultural e interrompam com o preconceito existente. É preciso que os alunos aprendam a desprezar todo e qualquer tipo de discriminação, seja ela baseada em diferenças de cultura, raça, classe social, nacionalidade, idade, preferência sexual entre outras tantas.
Segundo a pedagoga Janete Vilaça, do Centro Pedagógico Construir, “A diversidade e o preconceito é formação de “valores”, por isso desde a educação infantil é fundamental explorar e trabalhar estes temas”. A aprendizagem nasce do encontro de pessoas diferentes. Pois cada uma delas é singular, única, e a soma dessas experiências que torna o coletivo rico culturalmente.
Respeitar as diferenças, só assim se consegue afastar o fantasma do preconceito e formar jovens mais tolerantes.
Educação inclusiva: a escola e a acessibilidade
Hoje em dia, aumenta no mundo todo, o interesse em se conceber os ambientes de forma mais abrangente e menos restritiva, ou seja, com atenção à diversidade das pessoas, suas necessidades e possibilidades físicas e sensoriais. É o reconhecimento das diferenças. Mas, as escolas ao receber os alunos com barreiras, que impedem ao simples acesso à sala de aula, ao computador ou a ida ao banheiro com autonomia, está instaurando um poderoso fator de exclusão social e não haverá inclusão de fato, baseada unicamente na dedicação e boa vontade dos professores e funcionários, que se desdobram para que ela aconteça. É preciso que a infraestrutura da escola seja coerente com os princípios de inclusão, e espelhe o respeito a estes alunos, através do cuidado com instalações aptas a recebê-los sem restrições, em um meio-ambiente atento às suas diferenças.
...