Jogo Descobrindo a Palavra
Por: silvanesb • 20/10/2020 • Abstract • 694 Palavras (3 Páginas) • 202 Visualizações
Jogo Descobrindo a Palavra – Desenvolvendo o Raciocínio Lógico e Atenção
Como jogar o “DESCOBRINDO A PALAVRA”?
Você deverá realizar o calculo de acordo com o tipo de operação apresentada para encontrar os valores dos quadrinhos abaixo.
Exemplo:
Para encontrar o número 48 você deverá somar: 40 + 8 que representa a letra E
Assim sucessivamente com os demais valores.
Para achar o valor de 40 deverá somar = 32 + 8 = 40 – S
18 + 8 = 26 – T
10 + 8 = 18 – U
48 40 26 18 67 33 41 26 48
E S T U D A N T E
Realizar o mesmo procedimento com as demais, umas são de + outras de x e outras de
Dividir
A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto.
Segundo Coelho (2002) a leitura, no sentido de compreensão do mundo é condição básica do ser humano. A compreensão e sentido daquilo que o cerca inicia-se quando bebê, nos primeiros contatos com o mundo. Os sons, os odores, o toque, o paladar, de acordo com Martins (1994) são os primeiros passos para aprender a ler.
“Os jogos educativos são aqueles que contribuem para formação das crianças e geralmente são direcionados para a educação infantil”. Essas autoras ainda elucidam teoricamente que os jogos são divididos em dois grupos: os de enredo e os de regras. (Souza 2011)
A aceitação e a utilização de jogos e brincadeiras como uma estratégia no processo de ensinar e do aprender têm ganhado força entre os educadores e pesquisadores nesses últimos anos, por considerarem, em sua grande maioria uma forma de trabalho pedagógico que estimula o raciocínio e favorece a vivência de conteúdos e a relação com situações do cotidiano.
O jogo como estratégia de ensino e de aprendizagem em sala de aula deve favorecer a criança a construção do conhecimento científico, proporcionando a vivência de situações reais ou imaginárias, propondo à criança desafios e instigando-a a buscar soluções para as situações que se apresentam durante o jogo, levando-a a raciocinar, trocar ideias e tomar decisões.
O brincar é, portanto, uma atividade natural, espontânea e necessária para criança, constituindo-se em uma peça importantíssima a sua formação seu papel transcende o mero controle de habilidades. É muito mais abrangente. Sua importância é notável, já que, por meio dessas atividades, a criança constrói o seu próprio mundo. (SANTOS, 1995, p.4).
Em sua visão é pela brincadeira que a criança aprende sobre a natureza, os eventos sociais, a dinâmica interna e a estrutura de seu corpo. A criança que brinca livremente, no seu nível, à sua maneira, não está apenas explorando o mundo ao seu redor, mas também comunicando sentimentos, ideias, fantasias, intercambiando o real e o imaginário.
O brincar está relacionado ao prazer.
Normalmente associa-se a Lógica apenas à matemática. Na verdade, a Lógica se aplica a todas as situações do cotidiano e a todas as ciências.
O conhecimento lógico-matemático segundo Piaget (1978), é uma construção que resulta da ação mental da criança sobre o mundo. O mesmo é construído a partir de relações que a criança elabora na sua atividade de pensar o mundo, e também das ações sobre os objetos.
Portanto, ela não pode ser ensinada por repetição ou verbalização, a mente não é uma tábula rasa. Segundo Morgado (1986), a escola tradicional, baseada na transmissão oral dos conhecimentos, foi criticada por Piaget por considerar a criança como um ser passivo e vazio, onde se poderiam imprimir os conhecimentos que o docente quisesse.
...