Jogo e Matemática
Por: suelenluz • 14/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.298 Palavras (6 Páginas) • 295 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DE UBERABA POLO TURMA BRASIL
BELO HORIZONTE - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
OS JOGOS E O CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO: CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
SUÉLEN LUZ BRAGA
BELO HORIZONTE/ MG 05 de JUNHO – 2015
INTRODUÇÃO
ADENDO
O conhecimento lógico-matemático e o desenvolvimento do raciocínio.
- Palavras norteadoras: raciocínio,compreensão, lógica, brincar, jogo, objetivos, conhecimento, desenvolvimento, símbolos, significados, regras, educador, resultados, formas.
– Os jogos e o desenvolvimento - Por meio dos jogos, as crianças, não apenas vivenciam situações que se repetem, mas aprendem a lidar com símbolos e a pensar por analogia, assim os significados das coisas passam a ser imaginados por elas. Ao criarem essas analogias, tornam-se produtoras de linguagens, criadoras de convenções, capacitando-se para se submeterem a regras e a dar explicações.
– Segundo os autores - Dinello (2007) nos convida a não interpretar o jogo como uma brincadeira, mas como algo planejado com fins determinados. Ana Taberosky e Beatriz Cardoso enfatizam que através da narração de contos as crianças memorizam os começos e os fins das histórias. Piaget diz que a criança constrói sua inteligência e seu conhecimento enquanto interage com pessoas e objetos.
Os jogos como estratégia no ensino aprendizagem
- Palavras norteadoras: jogos, aprendizagem, conteúdos,lúdico, lógica, matemática, desenvolvimento, exercícios, regras, brincar, estágio, estratégia, hipóteses, simulações, tabuada.
– Os jogos e o desenvolvimento - é de extrema importância a função dos jogos no contexto educacional. Ao jogar, a criança fixa conteúdos já estudados, estimula o pensamento criativo e favorece a aquisição do conhecimento. O professor é considerado uma peça importante e não deve ficar receoso quanto a problemas difíceis, seu papel é potencializar as situações na sala de aula. Os jogos são considerados promotores da aprendizagem da criança e são trabalhados, levando em conta qual habilidade que se quer desenvolver. O computador poderá ser um instrumento valioso para a aprendizagem intelectual e cognitiva e leva o aluno a desabrochar das suas potencialidades. Os jogos como estratégia no ensino-aprendizagem permite que os alunos tenham situações desafiadoras para resolver problemas e trabalhar a estratégia para resolução.
– Segundo os autores - Piaget (1994) diz que o jogo assume a característica de promotor da aprendizagem da criança. Ao ser colocada diante da situação de brincadeira, a criança compreende a estrutura lógica do jogo e, conseqüentemente, a estrutura matemática presente neles. Segundo Veiga (2001) entender o binômio “ computador e educação” é perceber que o computador se tornou um instrumento para aprendizagem intelectual e cognitiva. De acordo com os PCNs ( BRASIL, 1997, P.33) um problema matemático pode não ter a disponibilidade de solução logo no início; no entanto é possível construí-lo. Resolver um problema pressupõe que o aluno: “elabore um ou vários procedimentos de resolução). Grando (1995), citado em Passos (2006), afirma que a utilização dos jogos implica vantagens e desvantagens que devem ser refletidas e assumidas pelos professores.
INTRODUÇÃO
Tendo em vista a leitura e estudo do capítulo 4 “Os jogos e o conhecimento lógico-matemático: caminho para o desenvolvimento e resolução de problemas”, vê-se que este trabalho acadêmico tem como objetivo efetivar uma análise reflexiva sobre o emprego do lúdico dos jogos nas escolas, sendo de fundamental importância, para a construção do aprendizado.
Fazendo uma reflexão sobre o papel dos jogos na sala de aula e avaliando sua eficácia, percebe-se a importância dos jogos matemáticos na escola, pois através deles as crianças elaboram raciocínio lógico e melhoram a sua comunicação, desta forma estão se socializando e aprendendo significativamente.
Entende-se que a aprendizagem do educando deve ser preocupação fundamental para a escola, portanto nos tempos atuais, ela pode e deve se desempenhar e interagir no sentido de trazer e oportunizar os jogos educativos incentivando um aprendizado matemático mais lúdico, mais significativo, desenvolvendo habilidades essenciais para o desenvolvimento dos indivíduos envolvidos no processo educacional. Portanto pode-se dizer que este trabalho permite discernir que quando bem planejado pelo professor, além de proporcionar prazer e diversão, pode representar um desafio e provocar pensamentos reflexivos dos alunos, fazendo com que estes aprendam matemática de uma maneira eficaz.
DESENVOLVIMENTO
Pedagogicamente o jogo se apresenta produtivo ao professor, ou seja, facilitador na aprendizagem de estruturas muitas vezes de difícil assimilação, e produtivo ao aluno que desenvolve a capacidade de pensar, analisar, refletir, compreender conceitos matemáticos.
O jogo garante dinamismo, movimento, propiciando interesse e contribuindo para o desenvolvimento social. A prática faz com que o aluno elabore estratégias, e com o tempo, aprimore essas estratégias, a fim de superar deficiências. Em um jogo se aprende a cooperação, ou seja, a entender e respeitar as atitudes e limites do grupo que joga com o aluno.
...