Jogos, Brinquedos,Bbrincadeiras
Por: carlaccs • 6/10/2022 • Trabalho acadêmico • 571 Palavras (3 Páginas) • 106 Visualizações
[pic 1]
Carla Cristina Carreira dos Santos
Pedagogia
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
Resumo Texto 2
Os jogos, os brinquedos e as brincadeiras: recursos necessários na prática educacional cotidiana
Prof.ª Ronise Ribeiro Correa
Londrina - PR
2022
Resumo Texto 2 - Os jogos, os brinquedos e as brincadeiras: recursos necessários na prática educacional cotidiana
Este resumo apresenta sobre a importância dos jogos, dos brinquedos e das brincadeiras, pois estimulam nas crianças diversas emoções, sentimentos e sensações, assim como a habilidade da criança de ampliar aspectos psicomotores, sensoriais, cognitivos, sociais e afetivos.
Os jogos, os brinquedos e as brincadeiras fazem parte do ambiente infantil, por meio deles é possível a criança se desenvolver, identificar e relacionar com todos a sua volta.
Há vários tipos de jogos que podem ser experimentados na Educação Infantil, sendo estes jogos: motores, sensoriais, criativos, recreativos, simbólicos, intelectuais, sociais, mentais, esportivos, competitivos.
O jogo ou a brincadeira são mecanismos essenciais da vida psicológica da criança. Esta procura o jogo como necessidade e não como uma distração. É pelo jogo que a criança se revela sua vocação, suas habilidades, o seu caráter, torna-se visível pelo jogo e pelos brinquedos que ela executa.
Brincando, a criança entra em convívio com as diferenças culturais existentes na turma, resolve problemas e expande sua forma de ver e entender o mundo, ampliando suas ideias.
Dessa forma, o brincar gera as condições para o progresso infantil, ensina regras, pois a brincadeira fortalece a possibilidade de pensar e de atuar sobre o que acontece habitualmente. Portanto, brincar não é apenas uma diversão, mas uma atividade que lhe proporcione lidar com sonhos, imaginação, fantasias, angústias e conhecimentos.
A importância dos jogos na Educação Infantil
É essencial a importância dos jogos e brincadeiras na Educação Infantil, dado que através do lúdico a criança progride de forma integral nos espaços físicos, social, cultural, emocional, afetivo e cognitivo, assim como, adquire independência, habilidades e valores.
A escola deve prover à criança o contato com o espaço lúdico, com o objetivo de que elas possam aprender em um ambiente rico e agradável, visto que tem como principal intermediário no processo de desenvolvimento infantil.
Uma das atividades a serem realizadas pelo professor é de introduzir o brincar no cotidiano infantil, tendo a clareza, tendo a percepção, o programado e a consciência dos objetivos a serem adquiridos com essa atividade lúdica. Ele também é responsável por ajudar na disposição no contexto das brincadeiras na vida das crianças, e logo é quem organiza a sua própria base estrutural, através da oferta de certos itens, fantasias, brinquedos ou jogos, de acordo com o limite do espaço e do tempo para brincar. É através dessas atividades que o professor pode observar e construir sua visão a respeito dos processos de desenvolvimento das crianças, de forma individual ou coletiva, especificando as capacidades do uso de linguagens, sociais e os recursos afetivos e emocionais de cada um dos seus alunos.
...