Jogos de Matemática
Por: Grazielly Kássia Nery de Vasconcelos • 6/9/2021 • Projeto de pesquisa • 4.991 Palavras (20 Páginas) • 156 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Sistema de Ensino A DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
[pic 3][pic 4]
Cidade
[pic 5]
GARANHUNS-PE
2020
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 TEMA 4
2 JUSTIFICATIVA 5
3 PARTICIPANTES 7
4 OBJETIVOS 8
4.1 OBJETIVO GERAL..................................................................................................8
4.2 OBJETIVO ESPECIFICO........................................................................................8
5 PROBLEMATIZAÇÃO 9
6 REFERENCIAL TEÓRICO 11
7 METODOLOGIA 16
8 CRONOGRAMA 17
9 RECURSOS 18
10 AVALIAÇÃO 19
CONSIDERAÇÕES FINAIS 20
REFERÊNCIAS 21
ANEXOS......................................................................................................................22
INTRODUÇÃO
A matemática é uma área do saber de extrema importância para a formação dos cidadãos, pois a mesma vem sendo utilizada cada vez mais com frequência, necessitando que haja uma popularização de seu ensino. Sabe-se, portanto que o ensino de Matemática atualmente vem sofrendo grandes modificações em todo o mundo, o que exige transformações educacionais que oportunizem a compreensão do conhecimento de maneira significativa, bem como a democratização do seu ensino.
De acordo com Neto (2005), o ensino de matemática desenvolve o raciocínio lógico, a criatividade, instiga o pensamento independente e a habilidade de resolver problemas, o que pode ser atingido por meio do uso de diferentes recursos e metodologias que procurem uma renovação no ambiente de construção dos conhecimentos e habilidades. Levando em considerações esse pensamento supracitado, é perceptível a necessidade de uma diversificação nas metodologias de seu ensino, tal como a implementação de jogos, para que, dessa forma as aulas se tornem mais lúdicas e prazerosas para os alunos.
Os jogos matemáticos são recursos pedagógicos que visam à estimulação das habilidades cognitivas deste público, despertando, assim o interesse dos alunos. Uma aula de matemática ministrada com jogos tem como finalidade desenvolver o raciocínio lógico dos alunos a partir de atividades lúdicas.
Portanto, esse projeto de ensino tem como objetivo principal mostrar a importância do papel dos jogos no processo de ensino da matemática na Educação Básica.
TEMA
O tema deste projeto de ensino, o papel dos jogos no processo de ensino da matemática, foi escolhido, pois atualmente a matemática tem sido vista de maneira negativa pelos alunos. Tal visão é uma opinião distorcida do que essa área de ensino representa. Sendo os jogos uma forma alternativa para motivar a aprendizagem, despertar a autoconfiança e o interesse do estudante, mudando a perspectiva de como os mesmos tem visto essa disciplina.
Os jogos tem sido um recurso pedagógico muito eficaz para a construção do conhecimento matemático, sendo os mesmos muito utilizados nos últimos anos. A implementação de jogos nas aulas de matemáticas é uma mudança muito significativa no processo de ensino e aprendizagem, o qual desenvolve habilidades de raciocínio, porque, ao jogar os alunos tem a oportunidade de resolver problemas, investigar e descobrir as melhores jogadas, relacionando os elementos do jogo com seus respectivos conceitos matemáticos. O que acaba proporcionando um momento de prazer e aprendizagem para os estudantes.
Além disso, de acordo com a visão de Smole, Diniz e Milani (2007) o trabalho com jogos é um dos recursos que favorece o desenvolvimento da linguagem, diferentes processos de raciocínio e de interação entre os alunos, uma vez que durante um jogo, cada jogador tem a possibilidade de acompanhar o trabalho de todos os outros, defender pontos de vista e aprender a ser crítico e confiante em si mesmo. Utilizando-o como ferramenta de ensino, com o objetivo de facilitar o ensino de matemática.
Os jogos tem o papel de aprimorar o conhecimento de conteúdos matemáticos, estimulando os alunos a praticar os conhecimentos e conceitos dessa matéria, proporcionando aos mesmos a resolução de problemas, de forma divertida e prazerosa, para uma melhor aprendizagem do estudante.
Levando em consideração os pensamentos de Cabral (2006) o qual ele afirma que “devemos utiliza os jogos não como instrumentos recreativos na aprendizagem, mas como facilitadores, colaborando para os bloqueios que os alunos apresentam em relação a alguns conteúdos matemáticos”. Esses bloqueios são estabelecidos por meio da visão distorcida estabelecida pelos próprios estudantes em relação à disciplina.
JUSTIFICATIVA
Tendo em vista a dificuldade atribuída à disciplina de matemática por parte dos estudantes, faz-se necessário à implementação de novas metodologias que auxiliem no processo de ensino de tal matéria, como é o caso da utilização de jogos em sala de aulas, os quais têm sido muito usados atualmente para facilitar o desenvolvimento das habilidades cognitivas dos estudantes da Educação Básica.
O uso de jogos no ensino de matemática tem sido um recurso muito utilizado para incentivar o aluno a instituir uma nova visão a respeito da sua perspectiva em torno dessa disciplina, evitando, dessa maneira um fracasso posterior por parte do estudante.
Para evitar o fracasso e atitudes negativas dos estudantes em relação à disciplina de matemática, os professores dessa matéria deve buscar sempre inovar a sua metodologia em sala de aula, visando a compreensão de grande parte, senão todo o seu público. Segundo Giardinetto e Mariani (2005) os professores devem proporcionar aos alunos situações motivadoras, desafiadoras e interessantes de ensino, nos quais os mesmos interajam com o objeto de estudo, e que consiga construir um conhecimento significativo de matemática.
...