Jogos na alfabetição
Por: Raquel Rodrigues • 1/11/2015 • Relatório de pesquisa • 398 Palavras (2 Páginas) • 364 Visualizações
Por que trabalhar com jogos?
Eles são de grande importância por serem práticas culturais que estão inseridas no cotidiano das sociedades em diferentes partes do mundo e em diferentes épocas da vida das pessoas. E são dotados de historicidade e múltiplas significações, favorecendo o estabelecimento de relações e processos de significações; incorpora motivos e interesses da própria criança, tendo caráter voluntário; está sujeito a regras, sejam elas explicitas, sejam implícitas; e tem alto grau de espontaneidade na ação.
Alguns autores têm se dedicado ao estudo do papel do jogo no desenvolvimento infantil, e diversos aspectos têm chamado a atenção dos pesquisadores. A abordagem sócio-histórica do desenvolvimento tem sido uma das principais referências para esses estudiosos. Kishimoto (2003, p.17) exemplifica tal dimensão histórica, mostrando que, “se o arco e a flecha hoje aparecem como brinquedos, em certas culturas indígenas representavam instrumentos para a arte da caça e da pesca”, ou seja, o brinquedo pode representar uma das maneiras de resguardar a história da humanidade.
A cada vez que fazemos o uso deles ou dizemos que eles estão presente em diferentes épocas da vida das pessoas estamos evidenciamos o quanto eles participam da construção das personalidades e interferem nos próprios modos de aprendizagem humanos. Eles estão presentes desde os primeiros momentos da vida do bebê. Piaget (1987) dá especial atenção aos jogos de exercício no período sensório-motor, momento em que as crianças, ao brincarem, aprendem a coordenar visão e movimento das mãos e dos pés, a coordenar visão e audição, enfim, a perceber o mundo a sua volta e começam a agir para dele participar, já Vygotski (1994), para compreender a passagem de um estágio de desenvolvimento da criança para outro, somente é possível através das brincadeiras que ela realiza, uma vez que o brincar emerge de uma necessidade infantil. O lúdico é de extrema importância para o desenvolvimento do aluno, por ser uma necessidade da criança se utilizar das brincadeiras para vivenciar situações como, por exemplo, de socialização, apropriação de valores e costumes, portanto, situações não somente de prazer, mas também conflituosas. Os jogos têm o poder de se constituir como veículo que expressa e socializa as práticas culturais da humanidade e veículo de inserção no mundo, é também uma atividade lúdica em que crianças e/ou adultos participam de um mundo imaginário, regido por regras próprias, que, geralmente são construídas a partir das próprias regras sociais de convivência.
...