LEITURA E ANÁLISE, E PRODUÇÃO DE TEXTO SOBRE A COMPETÊNCIA GERAL DE NÚMERO 4 – PLANO EMERGENCIAL
Por: ilmaluh • 3/6/2021 • Trabalho acadêmico • 772 Palavras (4 Páginas) • 240 Visualizações
ATIVIDADE BNCC 1 - LEITURA E ANÁLISE, E PRODUÇÃO DE TEXTO SOBRE A COMPETÊNCIA GERAL DE NÚMERO 4 – PLANO EMERGENCIAL
Considerando que a Base Nacional Comum Curricular - BNCC se trata de um documento oficial que elaborado em 2017 e que desde 2018 atua como regulamentador da Educação Básica nas três etapas que a compõem, elenca-se que as competências gerais da BNCC, são diretrizes que norteiam as habilidades que os estudantes precisam ter a partir da construção de seu conhecimento.
Em outras palavras, as 10 competências gerais apresentadas na BNCC, têm como função direcionar a prática docente pautada em uma formação integral, ou seja, que contribua com a formação cidadã do aluno, a partir do seu desenvolvimento intelectual, social, físico e emocional, independente se este estuda em escola urbana ou rural, pública ou privada, ou da região geográfica em que more.
A BNCC trouxe uma reestruturação do ensino brasileiro, não apenas no que tange ao currículo que passou a ter uma base melhor definida para a educação básica de todo o país, mas também na estrutura didática das escolas, e também dos professores que precisaram refletir sobre suas práticas metodológicas e até mesmo sobre sua formação.
Compreender o significado dessas 10 competências é o início de um caminho que leva a um ensino com maior qualidade. Sendo assim, ao analisar estas, foi possível compreender que a competência de número um nos mostra que o desenvolvimento social do aluno ocorre melhor a partir da valorização de seu conhecimento prévio.
A competência de número dois nos mostra que ao estimular a curiosidade o aluno pode desenvolver o pensamento crítico. A três induz o aluno a ter um olhas mais estético para a sociedade e sua cultura. A quatro, nos faz refletir sobre a comunicação e sua importância para uma melhor aprendizagem. A cinco, nos alerta para o uso consciente da tecnologia e seus recursos, pois o aluno precisa dessa habilidade. A seis fala sobre a diversidade, a qual o aluno precisa compreender para ter uma vida em sociedade saudável.
Já a competência sete, nos remete ao ensino com base em dados e fatos concretos para uma melhor assimilação pelo aluno. A oito, contribui com a consciência de que o aluno precisa cuidar de seu corpo, mente e emoções. A nove, trata sobre a resolução de conflitos, sobre a necessidade de ter respeito e empatia pelo próximo, pois isso contribui para que os conflitos sejam evitados e/ou solucionados. Por fim, a competência dez contribui com a formação do senso de responsabilidade do aluno, fazendo com que o mesmo se torne independente, tendo autonomia em suas ações e decisões. 31
Contudo, ao refletir de modo mais amplo sobre a competência de número quatro, estabelecendo ainda a relação desta com o estágio desenvolvido na área da educação infantil, foi possível perceber a importância da comunicação para a formação plena da criança, pois tanto o professor deve se valer de boa comunicação para realizar sua prática docente, quanto o aluno precisa aprender por meio dessa prática a se comunicar com o mundo.
A partir do disposto, especificamente, nessa competência quatro, verifica-se a importância de diferentes linguagens para um ensino de qualidade, a partir do qual as crianças também aprenderão a se expressar de diferentes formas, pautadas nas abordagens que podem se estabelecer durante o processo de ensino-aprendizagem no qual elas vão aprender sobre a escrita, a pronuncia, a expressão realizada por meio de gestos e ações, as mensagens visuais e a utilização dos meios de comunicação digitais.
...