LINHA DO TEMPO HISTORIA DA EDUCAÇÃO
Por: cleoss • 14/10/2015 • Trabalho acadêmico • 897 Palavras (4 Páginas) • 1.089 Visualizações
UNIVERSIDADE DO OESTE CATARINENSE-UNOESC
ECLÉIA STIVAL DOAS SANTOS
RESUMO SOBRE OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
SÃO MIGUEL DO OESTE
2014
*PERÍODO PRÉ-HISTÓRICO
[pic 1][pic 2]
[pic 3]
[pic 4][pic 5]
Fonte=HTTP://historiaemtempoac.blogspot.com.br/
[pic 6]
*8
*SURGIMENTO DA ESCRITA
A educação ganha significado com o advento da escrita, aprende-la significa educar-se. A invenção da escrita é o divisor da história, tanto é que antes dela chamamos de pré-história e com ela inauguramos um novo tempo, onde o registro traduz a verdade, não empobrecida pela tradição oral. (GUIA DE ESTUDOS HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 2013,P,15)
*EDUCAÇÃO NAS SOCIEDADES ORIENTAIS
[pic 7][pic 8]
Fonte=HTTP:/chinaantiga.blogspot.com.br/
*CIVILIZAÇÃO GREGA
Os gregos desenvolveram uma reflexão voltada para a educação que fazia uso da inteligência critica nesse período o conhecimento cresceu tanto que os mitos já não davam conta das explicações, foi a partir dai que se deu inicio uma classe de pensadores gregos chamados de sofistas suas ideias davam importância a formação individual do individuo e influenciados por eles surgem os primeiros filósofos, contribuindo expressivamente com a educação como concluímos com as palavras de Giles (1987) “influenciados pela experiência política da democracia, esses sábios tentavam transmitir um novo tipo de sabedoria, onde o aluno teria a capacidade de persuadir e manipular as massas”.
[pic 9][pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
*CIVILIZAÇÃO ROMANA
Na civilização Romana a educação dava importância a formação moral e física com valor na tradição: o espírito, os costumes a disciplina dos pais , era uma educação de caráter prático –social para a formação do agricultor e do cidadão guerreiro.A partir do momento em que a civilização romana entra em contato co a civilização helênica sentiu-se a necessidade de um novo sistema educativo em que as instruções literárias tivessem seu lugar .
- Intervenção cada vez maior do estado nos assuntos educativos.
- Educação passa a ser limitada a classe mais elevada com finalidade de formar para governar.
- Escolas LUDI para famílias menos abastadas.
- Criação do alfabeto.
- Inventaram os livros que substituíram o pergaminho.
*PERIODO MEDIEVAL
[pic 13][pic 14][pic 15]
Fonte=http://historia-da-educacao.blogspot.com.br/
A educação era para poucos, somente os filhos dos nobres estudavam ensinava-se o latim, doutrinas religiosa e táticas de guerra, grande parte da população era analfabeta e não tinha acesso aos livros.
*PERÍODO MODERNO
Fonte=http://searanews.com.br/um-resumo-historico-da-reforma-protestante[pic 16]
[pic 17]
A família e a escola se tornam cada vez mais centrais na experiência formativa dos indivíduos.
Ao lado da família, à escola: uma escola que instruía e que formava que ensinava conhecimentos, mas também comportamentos, que se articulava em torno da didática, da racionalização da aprendizagem dos diversos saberes, e em torno da disciplina, da conformação programada e das práticas repressivas (constritivas, mas por isso produtoras de novos comportamentos). Mas, sobretudo, uma escola que reorganizava suas próprias finalidades e seus meios específicos. Uma escola não mais sem graduação na qual se ensinavam as mesmas coisas a todos e segundo processos de tipo adulto, não mais caracterizada pela “promiscuidade das diversas idades” e, portanto, por uma forte incapacidade educativa, por uma rebeldia endêmica por causa da ação dos maiores sobre os menores e , ainda, marcadas pela “liberdade dos estudantes”, sem disciplina interna e externa.(HISTÓRIA)
*EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
A educação renascentista visava o homem burguês, o clero e a nobreza, era uma educação elitista, aristocrata e nutria o individualismo liberal.
Nesse período foram criadas escolas e universidades essas instituições garantiam o acesso a educação ainda que restrita mas agora bem mais ampla. “As universidades tornaram-se centros de elaboração, sistematização e divulgação do conhecimento, especialmente o cientifico, que era cada vez mais o fio condutor da educação escolar”. (GUIA DE ESTUDO HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2014, p39).
- Surgimento de colégios, crianças e jovens começaram a ter acesso a educação.
- Implantação das escolas primarias para todos, mantidas pelo estado.
- Colégios jesuítas.
*PERÍODO COMTEMPORANEO
Fonte=HTTP://.mundoeducacao.com/historiageral/idade-contemporanea.htm
[pic 18][pic 19]
No século xx surgem vários movimentos, experiências e teorias educacionais destinadas a renomear as metas da escola tradicional. Assim a herança dos conhecimentos pedagógicos do século XIX permitiu que se chegasse no século XX a um conceito bem mais pragmático da educação.(EDUCAÇÃO, 2014)
O estado toma para si a responsabilidade de oferecer educação de forma desvinculada da educação religiosa, sendo gratuita e direcionada a todos
...