Leitura: Uma Porta Aberta na Formação do Cidadão
Por: MarciaGallo • 26/7/2016 • Resenha • 437 Palavras (2 Páginas) • 463 Visualizações
RESENHA- Leitura: uma porta aberta na formação do cidadão
O artigo escrito por Caciací Santos de Santa Rosa com o titulo Leitura: uma porta aberta na formação do cidadão, trabalho este realizado para conclusão de graduação de Normal Superior pela professora da Rede Municipal de Ensino de Salvador. Em seus primeiros parágrafos retrata que o realizar a leitura é importante, principalmente com o desenvolvimento cientifico e tecnológico da sociedade contemporânea. A autora afirma que a leitura não é só decodificação de símbolos e que na verdade exige do leitor a capacidade de interação com o mundo, é atribuir sentido ao texto, que se caracteriza como processo interativo que o leitor realiza seu conhecimento linguístico e do mundo. No entanto, é frequente encontrar alunos de escolas públicas do ensino fundamental que afirmam não gostarem de ler.
É preciso conhecer quais os tipos de materiais oferecidos a essas crianças como também as práticas realizadas para aquisição da leitura, considerando que no seu ambiente de familiar não há nenhuma atividade de incentivo e inserção a leitura, sendo assim cabe à escola promover condições favoráveis e instigantes que torne a criança autônoma e crítica na leitura. A leitura como atividade prática pode e deve conduzir o leitor a resolver problemas, objetivos concretos e a necessidade pessoal, a qual o leitor se torna apto a usar a leitura num universo sócio-cultural, para tanto o individuo não só deve ser alfabetizado ele necessita também ser letrado.
Segundo a autora que escola a partir do século XX procurou contemplar o uso social da leitura introduzindo textos antes proibidos em seu âmbito, porém estudos afirmam que essas atitudes estão mais pautadas no discurso do que em atos concretos, principalmente as escolas que seguem práticas pedagógicas tradicionais. Hoje felizmente vemos que a prática pedagogia tradicional está se extinguindo e a procura mesmo que ainda tímida por alunos leitores e autônomos em seu conhecimento está cada dia crescendo mais.
A leitura está inserida em todos os ambientes, mas na escola essa prática se torna sistematicamente formalizada considerando que muitos alunos só
encontram na escola um espaço para realizar o ato de ler em forma plena decifrando seus códigos e seu contexto, ainda se encontra professores que não percebem a importância de se formar alunos leitores como também é notório a o fazer pedagógico de professores empenhados em formar alunos leitores autônomos e críticos.
O artigo da professora Caciací Santos de Santa Rosa, professora do Ensino Fundamental, Graduada em Biblioteconomia e pós-graduada em Especialização em Novas Tecnologias Aplicadas à Educação. Resenha realizada pela acadêmica Marcia Aparecida Gallo Reis aluna do Curso de Oferta Especial de Pedagogia oferecido pela UNICENTRO (Universidade do Centro do Paraná).
...