Linguagem Formal e Coloquial
Por: talita14 • 20/5/2016 • Seminário • 316 Palavras (2 Páginas) • 1.388 Visualizações
Linguagem Formal e coloquial
Quando se fala em comunicação é possível perceber que existe muito ainda a se compreender sobre o tema. A falta de conhecimento tem provocado grades conflitos em diversos âmbitos, como por exemplo, o preconceito ao modo de falar de determinado grupo social ou região. A língua materna do Brasil é o português, porém existem variações dentro desta língua.
A língua portuguesa que é falada hoje no Brasil sofreu inúmeras modificações ao longo dos anos tais como influenciam de outas línguas e culturas como as próprias variações que vinheram se estalando ao longo do tempo. As variações regionais são conhecidas por todos, porem além destas existem também as varias de acordo com o grupo social, ou seja, um grupo de adolescente em uma festa não ira se comunicar como um grupo de advogados em uma determinada situação.
Portanto a linguagem formal tem a sua fuçam e local determinado para se utilizada assim como a linguagem coloquial. Usar a linguagem coloquial em uma situação formal poderá ser considerado falta de ética assim também como utilizar a linguagem formal em uma situação não formal poderá transparecer prepotência. Instala-se a duvida de como ser agir perante a esta complexidade existente a língua portuguesa.
Contudo pode se chegar à conclusão que se deve respeitar a cultura de uma determinada região que possui seu modo de falar incluindo suas gírias, assim também como de um determinado grupo. Porém é preciso que se tenha a consciência que é preciso saber pondera, ou seja, saber utilizar das duais formais da língua, e usa-las cada uma de acordo com sua utilidade e função.
...