Linguagem III
Por: David Pereira • 24/10/2016 • Ensaio • 335 Palavras (2 Páginas) • 242 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES
GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – EAD
DISCIPLINA: Linguagem III
ALUNO (A): Selma Cordeiro Maciel
POLO: Aracruz / ES
TUTORAS: Tainara Castro (Distância) /Marta Comério (Presencial)
Atividade 1
Prezados (as) alunos (as),
A partir da leitura da "Aula 2" do livro texto, trace considerações acerca do conceito de língua, das distinções entre língua e linguagem, e sobre as modalidades oral e escrita da língua.
Conceito de Língua: Dicionário: Órgão muscular relacionado ao paladar, deglutição e à formação de fonemas. –Gramática: Instrumento de comunicação, composta por regras possibilitando enunciados, permitindo que grupos de falantes se comuniquem e se compreendam.
É um fato social, ato individual, de natureza mutável, ou seja, pertence a um grupo de pessoas que agem sobre ela de maneira particular originando a fala que é parte da língua que se externaliza tendo a presença do interlocutor, através de gestos, expressões faciais e entonação, ausentes na escrita que não é mera transcrição da fala, uma vez que são distintas. Possibilitando a manifestação da identidade cultural de um povo, ao qual tem um modo de manutenção específico.
Linguagem está ligada ao desenvolvimento intelectual e a estruturação do pensamento, é a capacidade que possuímos de expressar pensamento, ideia, opinião e sentimento, ou seja, onde há comunicação há linguagem. Existem várias formas de expressar a linguagem: sinais, símbolos, sons, gestos e regras com sinais.
Podem ser classificadas como verbal: quando faz uso das palavras para se comunicar. Exemplo: um aviso. Não verbal: quando não faz uso das palavras. Exemplos: língua de sinais, placas de trânsito, linguagem corporal, figura, expressão facial, gesto, imagem, desenhos, fotos, símbolos, etc.
Linguagem é o modo que desde quando nascemos desenvolvemos para nos comunicar quando desejamos algo ou simplesmente expressar algo. Língua, desenvolvemos com o convívio em sociedade de acordo com o grupo ao qual pertencemos, temos a língua materna e a língua portuguesa.
Referência:
Capello, Claúdia. Linguagem e língua: cada coisa no seu lugar. In: Capello, Claúdia; França, Maristela Botelho. Língua Portuguesa na Educação 2. V.1.2.ed. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010.
...