TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Linguagem corporal e o ludico no processo de ensino e aprendizagem

Por:   •  1/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.828 Palavras (12 Páginas)  •  875 Visualizações

Página 1 de 12

A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM CORPORAL E DO LÚDICO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

TEMA E LINHA DE PESQUISA

O estudo aborda o tema A Importânca da Linguagem Corporal e do Lúdico no Processo Ensino Aprendizagem na Educação Infantil.  

Neste tema, buscamos refletir sobre a importância da linguagem corporal  no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, como fator de desenvolvimento do ser humano.

Sendo a linguagem corporal de grande importância no desenvolvimento das crianças, tornando-as autônomas e, através da da interdisciplinaridade e da dinâmica de jogos e brincadeiras, possamos estimular o desenvolvimento do raciocínio, além de estimulá-las com desafios, na busca por incentivar a serem mais ágeis, espertas, atenciosas, criativas e dinâmicas, condutoras de seus próprios movimentos.

Assim , através da linguagem corporal na Educação Infantil, podemos considerar o brincar como sendo o próprio mundo da criança, essencial à saúde física, emocional e intelectual, pois, na brincadeira, o indivíduo se reequilibra, recicla suas emoções e sacias suas necessidades de conhecer e reinventar a realidade.

JUSTIFICATIVA

Sabemos que para educar, necessitamos de um suporte que vá além dos significados e conteúdos de diferentes disciplinas, porém, isso somente será possível se a profissão de educar / ensinar estiver de acordo com atitudes éticas, abertas à ação e à reflexão sobre o que é realizado no dia a dia na escola, e, para respondermos às novas demandas e exigências da educação, precisamos de estratégias, habilidades e procedimentos que respondam na prática às novas necessidades e expectativas da educação.

A Educação Infantil, é uma etapa imprescindível para a aprendizagem e, através da  linguagem corporal, que  é algo primordial na vida de qualquer ser humano, por ser uma herança social, a criança irá criar, transformar em língua falada, escrita, gestual e em infinitas possibilidades o que adquiriu como aprendizagem.

PROBLEMATIZAÇÃO

Ao refletirmos sobre o as possibilidades do trabalho através da linguagem corporal, com a utilização do lúdico na construção do conhecimento durante o desenvolvimento infantil, temos como base a interação e a socialização, sendo, portanto, essencial na fase da infância, onde, este espaço: a escola, traz contribuições para a aprendizagem pois, a criança se torna mais espontânea, comunicativa, afetiva, criativa, assimila novos conceitos, o que favorece o processo educativo.          

Neste sentido,  a questão problematizadora é o educador mostrar que a linguagem corporal se impõe aos que realmente se comprometem com a educação e, sendo a linguagem corporal, um recurso riquíssimo, proporciona dinamicidade, criatividade, comunicação e aprendizado.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

  • Auxiliar a criança a se organizar de forma prazerosa, proporcionando-lhes momentos de esquema e expressão corporal, percepção sensorial, oralização e coordenação motora.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Estimular e alimentar o impulso natural de curiosidade da criança;
  • Desenvolver na criança a percepção e a sensação do mundo em que vive; Proporcionar autoconfiança e consequentemente, independência à criança;
  • Inserir atividades físicas regulares na rotina das crianças;
  • Desenvolver habilidades corporais variadas

CONTEÚDO

Através deste desenvolvimento, percebemos que a postura do profissional de educação é a de buscar por modificações, buscar outras possibilidades, ser um educador reflexivo e criativo.

O Projeto teve a contribuição dos seguintes conteúdos:

- Comunicação e Linguagem: A comunicação através da linguagem e expressão corporal, como um processo dinâmico entre emissor e receptor, com o objetivo de compreensão clara e sem interferências.

- Ludicidade e Educação: Através dos jogos e brincadeiras propostas nas atividades.

- Artes e Música: Através da confecção de “brinquedos” e da expressão corporal.

- Natureza e Sociedade: Participação das crianças em brincadeiras, jogos e músicas nas atividades propostas.

- Matemática: Através do estímulo à lateralidade e da expressão corporal em brincaderias, músicas e jogos.

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO

A linguagem corporal pode ser trabalhada através do lúdico, o que facilita o desenvolvimento de vários conteúdos de uma maneira prazerosa e que dê maior interesse às crianças, principalmente na faixa etária da Educação Infantil.

O educador deve sempre se sentar junto às crianças para o desenvolvimento de cada atividade proposta, pois, as atividades didáticas que fazem utilização do lúdico auxiliam a criança a se organizarem de maneira prazerosa, proporcionando-lhe momentos de análise, lógica, percepção sensorial, dentre outros aspectos.

Ou seja, o processo de aprender o mundo ocorre pela curiosidade que impulsiona a criança para a descoberta e repetidas explorações, portanto, a educação pelo lúdico leva a uma aprendizagem espontânea, a um maior interesse e ao aumento da autoconfiança.

O projeto terá a duração de sete semanas e será realizado com crianças na faixa etária de quatro meses a um ano (berçário). Será  trabalhado atividades diversas durante seis semanas, com registros fotográficos e de filmagem e, na sétima semana será realizada a exposição aos pais e comunidade escolar sobre o que foi desenvolvido.

1º MOMENTO – 01 SEMANA

CONTEÚDO:  Meus dedinhos amigos –  Esquema corporal, Oralidade, Coordenação motora, Musicalização e Oficina de arte.

OBJETIVOS: Despertar na criança a curiosidade em observar os dedinhos, bem como formato e tamanho diferentes, além de observarem suas mãozinhas. Incentivar a comunicação e o relacionamento entre as crianças.

METODOLOGIA: Após organizar as crianças em sala com a Professora Regente e Educadoras, sentar-se junto às crianças, abrir bem as mãos e iniciar a música Os dedinhos. Peça às crianças que faça o mesmo, diga: - Quero que todos vocês mostrem as mãozinhas. Isso! Agora, eu vou apresentar os dedinhos amigos! À medida que for apresentando os dedos, vá pintando as carinhas de acordo com a característica de cada um, assim: - Este é o dedinho mindinho, ele é o menorzinho e já tem dois dentinhos. Pinte uma carinha, sendo que na boquinha deve ser desenhado dois dentinhos. Pinte os demais dedos e finalize pintando do mesmo jeito os dedinhos das crianças e cantando a música Meus dedinhos. Use a criantividade e faça carinhas diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (240.9 Kb)   docx (307.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com