MAPA CONCEITUAL O BRINCAR DA CRIANÇA
Por: Rita Schikovski • 18/6/2020 • Trabalho acadêmico • 289 Palavras (2 Páginas) • 194 Visualizações
O brincar da criança
Permitir ser protagonista da sua própria história é um processo pelo qual a terapia oferece ao individuo a oportunidade de ser ele mesmo. O individuo busca estratégias para reorganizar a mudança que estão dentro de si. Esta mudança acontece a partir das experiências vividas através do brincar.
Para isso, a ludoterapia proporciona situações a qual a criança pode ser ela mesma através das representações do brincar. Dentro deste contexto, a sala de brinquedos e materiais sugeridos possibilita a criança um ambiente seguro, onde ela se encontra como “a pessoa mais importante”. Esta segurança pelo ambiente de liberdade, de ser ela mesma, transcende a situação da terapia em uma liberdade de expressão ser sem ser punida. Nesta da sala dos brinquedos, a terapeuta poderá ter um olhar sensível nas situações vivenciadas durante o brinca da criança. O direcionamento caberá de cada representação de suas emoções que a criança fará durante a terapia.
Quando pensamos nos objetivos dos participantes, os adultos querem logo que a criança “faça” de acordo com as normas ditas e impostas. É compreensível através do olhar do terapeuta as angustias das pessoas que estão no dia a dia com esta criança. Mas a Ludoterapia não-diretiva, não pretende ser um meio de substituir um tipo de comportamento pouco desejável para o mais desejável, não é impor para a criança a voz da autoridade. Durante a terapia, a criança irá compreender, selecionar e no momento certo expressará o mais importante de seus sentimentos. Desta forma a ludoterapia centrada na criança, possibilita a criança o poder de dirigir o seu crescimento de dentro para fora. O terapeuta deve buscar um relacionamento que permite a criança buscar autoconfiança, entendendo sua própria personalidade e revelando seu verdadeiro eu.
...