MEMORIAL DESCRITIVO: Homem, Pensamento e Cultura
Por: nifdasilva • 12/5/2015 • Trabalho acadêmico • 822 Palavras (4 Páginas) • 937 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA
CÂMPUS: Porto Velho Zona Norte /POLO: Ouro Preto do Oeste- RO
Curso de Técnico em Secretaria Escolar ― Profuncionário
MEMORIAL DESCRITIVO: Homem, Pensamento e Cultura
NIVALDO FERREIRA DA SILVA
OURO PRETO DO OESTE/RO
2014
NIVALDO FERREIRA DA SILVA[pic 1]
MEMORIAL DESCRITIVO: Homem, Pensamento e Cultura
Memorial Descritivo apresentado no Curso de Técnico em Secretaria Escolar, do Profuncionário, oferecido na parceria IFRO/IFRN, no Câmpus: Porto Velho Zona Norte/Polo de Ouro Preto do Oeste/RO, sob a orientação da tutora presencial Elzimar Lopes Galdencio, como requisito avaliativo da disciplina Homem, Pensamento e Cultura.
OURO PRETO DO OESTE/RO
2014
BREVE RELATO PESSOAL
“Comecei o curso no dia 22 de Maio de 2014 na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Edna Carioca Gonzáles, o nome da minha tutora é Elzimar Lopes Galdêncio”. Coloco primeiramente Deus a minha frente para que ele possa me dar forças e sabedoria para a realização de mais este memorial. E que eu possa entender realmente o que está sendo passado a mim a fim de facilitar o meu caminho ao longo desta jornada, mas como já disse antes, primeiro Deus, depois minha tutora, meus colegas de classe e com a minha força de vontade creio que é possível alcançar mais este objetivo.
EXPECTATIVA PARA O MÓDULO
Minhas expectativas não são diferentes das anteriores, espero poder alcançar os objetivos e através deles obter conhecimento para por em prática o meu aprendizado. Devo confessar que estou com medo, mas ao mesmo tempo estou confiante. Espero em Deus que eu supere mas essa jornada.
SEQUENCIA DAS ATIVIDADES PROPOSTAS NA DISCIPLINA/Assuntos abordados
Unidade 01 – Devir humano
Unidade 02 – Devir humano, linguagem e educação
Unidade 03 – Devir humano, trabalho e educação
Unidade 04 – Devir humano, valores e educação
Unidade 05 – Devir humano, escola e educação
É com muito orgulho que realizo mais este memorial agradecendo primeiramente a Deus, aos meus colegas de classe e a minha tutora que muito tem contribuído para meu aprendizado e em especial a toda a equipe do Ifro que tem ajudado imensamente para que eu chegasse até aqui. O Assunto em debate como sabemos é o Devir, cuja palavra trás sentidos diversos com relação ao ser humano e sua relações com o meio em que vive de um modo geral. Ao meu ver, é um assunto que gera muitas opiniões, cujas opiniões se voltam sempre ao mesmo ponto que É o Devir. Aprendi neste módulo que o Devir humano é a transformação do homem nos diversos meios quer seja na linguagem, no trabalho, nos valores atribuídos ao ser humano e na escola,
Gostei muito de ter realizado as atividades em sala, isso nos ajuda muito a compreender o que a nós é passado bem como é uma forma de interagirmos uns com os outros e eliminarmos nossas possíveis dúvidas.
No meu entender toda e qualquer mudança que ocorre seja ela na natureza ou não está relacionada ao Devir porque é a forma que o humano encontra para buscar meios que venham facilitar não só o seu dia a dia, mas que possibilitem que outros seres também se adequem a um sistema melhor de viver. O Devir é uma busca constante de soluções para os problemas que nos cercam e que as vezes nos torna menores que outros seres. E isso é interessante porque nos possibilita desenvolver nossa capacidade de pensar, de raciocinar, de ver melhor uma forma que torna possível novos horizontes. Bem, como eu já disse no início, o Devir é uma transformação contínua em todos os aspectos do ser humano ou não, portanto eu poderia escrever muitas outras linhas sobre, mas voltaria a bater na mesma tecla que é o Devir. Então este é o meu entendimento com relação ao módulo e confesso que gostei muito desse assunto, ele de uma certa forma me possibilitou ver outros mundos através da imaginação, criar novas formas de pensar com relação as coisas
...