MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS ESCOLA DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS
Por: Wanderlei Júnior • 24/5/2021 • Bibliografia • 1.671 Palavras (7 Páginas) • 159 Visualizações
[pic 1]
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS ESCOLA DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS
Plano de Aula e Relatório – Aula 1
Instituição: CASA PROJETOS SOCIAIS UFG
Oficina: Trompete Online
Estagiário: Wanderlei Soares da Silva Júnior Supervisor: Melissa Lin
Orientador: Flávia Cruvinel e Letícia Gentil
Tema da aula
Aula Inicial
Objetivos
Conhecer os alunos, seus objetivos, dificuldades e traçar um caminho para a solução dos mesmos.
Metodologia
Momento 1 – conversa com às alunas sobre sua história com o trompete;
Momento 2 – pequeno teste com às alunas para identificar os erros e dificuldades na execução do trompete;
Momento 3 – exercícios de frulato para trabalhar a entoação, emissão e relaxamento facial.
Materiais
Foram utilizados exercícios do método “Tocar junto” do autor Marcelo Eterno, mas todos foram modificados para as necessidades dos alunos envolvidos.
Avaliação e relatório
Nessa primeira aula foi feito o primeiro contato com as alunas Sara e Júlia. Foi constatado com vários exercícios que às mesmas tem bastante dificuldade na emissão e entoação das notas no trompete. Júlia possui uma tensão muscular na região da glote muito preocupante e a Sara cria empecilhos psicológicos que a atrapalham na execução do trompete.
Por coincidência existe uma forma de ajudar às duas com o mesmo tipo de exercício, que é o frulato. Nessa disciplina irei trabalhar frulato em todas às aulas, com exercícios distintos, a fim de que esses problemas crônicos sejam solucionados.
Plano de Aula e Relatório – Aula 2
Instituição: CASA PROJETOS SOCIAIS UFG
Oficina: Trompete Online
Estagiário: Wanderlei Soares da Silva Júnior Supervisor: Melissa Lin
Orientador: Flávia Cruvinel e Letícia Gentil
Tema da aula
Emissão e Entoação
Objetivos
Melhor a emissão e entoação sonora.
Metodologia
Foram trabalhados exercícios de nota longa, flexibilidade e escalas; todos esses com a exe- cução do frulato.
Materiais
Foram utilizados exercícios do método “Tocar junto” do autor Marcelo Eterno e do método Arban, mas todos foram modificados para as necessidades dos alunos envolvidos.
Avaliação e relatório
Depois que foi constatado problemas na coluna de ar e concentração na aula anterior, foram passados exercícios de frulato para o desenvolvimento da entoação, coluna de ar e relaxa- mento muscular facial. Foram trabalhados escalas, flexibilidade em região grave e notas lon- gas; todos focados na entoação e concentração das alunas. Em um primeiro momento às alunas reagiram bem e já obtiveram resultados imediatos. O frulato causa uma sensação de incomodo no início pois ele exige mais concentração e ar na execução, mas ele muito efici- ente a longo prazo, sendo um exercício que trabalha o subconsciente e tira vícios sem que o aluno perceba imediatamente.
Plano de Aula e Relatório – Aula 3
Instituição: CASA PROJETOS SOCIAIS UFG
Oficina: Trompete Online
Estagiário: Wanderlei Soares da Silva Júnior Supervisor: Melissa Lin
Orientador: Flávia Cruvinel e Letícia Gentil
Tema da aula
Aula assíncrona
Objetivos
Dar continuidade as outras aulas
Metodologia
Foram trabalhados exercícios de nota longa, flexibilidade e escalas; todos estes com a exe- cução do frulato.
Materiais
Foram utilizados exercícios do método “Tocar junto” do autor Marcelo Eterno e do método Arban, mas todos foram modificados para as necessidades dos alunos envolvidos.
Avaliação e relatório
Devido a indisponibilidade das aulas nesta terceira aula, foi produzida uma aula assíncrona. Foi gravado um vídeo de mais ou menos 30 minutos com vários exercícios e postado no youtube, (https://youtube.be/zQLveS9KUIc) para que às alunas não ficassem no prejuízo pelos seus imprevistos pessoais.
Plano de Aula e Relatório – Aula 4
Instituição: CASA PROJETOS SOCIAIS UFG
Oficina: Trompete Online
Estagiário: Wanderlei Soares da Silva Júnior Supervisor: Melissa Lin
Orientador: Flávia Cruvinel e Letícia Gentil
Tema da aula
Buzzing
Objetivos
Melhor a emissão, entoação sonora, relaxamento muscular facial e desenvolver o solfejo.
Metodologia
Foram trabalhados exercícios de nota longa, flexibilidade e escalas no bocal; todos esses com a execução do frulato.
Materiais
Foram utilizados exercícios do método “Tocar junto” do autor Marcelo Eterno e do método Arban, mas todos foram modificados para as necessidades dos alunos envolvidos.
Avaliação e relatório
Foram trabalhados exercícios com o bocal, intitulados de “buzzing”. Esses exercícios forta- lecem a musculatura facial e exigem o raciocínio prévio das notas antes de serem tocadas. Esse tipo de exercício força o aluno a pensar antes de emitir a nota. A emissão é muito mais complexa pois não têm o auxílio do instrumento, por fim, melhorando sua capacidade de solfejo e emissão das notas em questão.
A aluna Sara teve mais dificuldade no início, pois a mesma possui muitos problemas de “autoestima” no trompete, ela se subestima e isso a atrapalha muito; mas no final ela conse- guiu melhorar e fazer uma boa execução dos exercícios.
...