MODELO PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
Por: Gisele Borges • 26/10/2020 • Trabalho acadêmico • 3.573 Palavras (15 Páginas) • 481 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
MEMORIAL REFLEXIVO DO ESTÁGIO CLÍNICO
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E
INSTITUCIONAL
BORGES, Gisele Cristina
RU: 2869402
1 Dados Iniciais
- Identificação da Instituição
O Estágio clínico foi realizado na EMEB São Sebastião, situada à Rua São Jerônimo, número 502, no Bairro São Sebastião, na cidade de Cuiabá, no estado Mato Grosso. O contato com a escola pode ser realizado através do telefone (65) 3313 3101. A escola oferece atendimento na Educação Infantil e Ensino Fundamental até o 6º ano. A escola atende um total de quatrocentos alunos, sendo cem alunos da Educação Infantil e trezentos no Ensino Fundamental. A escola apresenta a seguinte estrutura, dezenove salas de aula, um banheiro feminino, um banheiro masculino, sendo ambos adaptados para pessoas com necessidades especiais, um banheiro para professores, sala dos professores, secretaria, sala para direção, biblioteca, cozinha, pracinha, dispõe de materiais pedagógicos e didáticos, com um considerável conjunto de recursos, onde todos os profissionais e estudantes tem acesso, dando condições a todos para um bom desempenho e melhoria da aprendizagem. A Escola é da rede municipal e sendo assim os alunos todos uniformizados ofertados pela Prefeitura de Cuiabá. O horário de funcionamento da escola é da seguinte forma: entrada, no período matutino é as 07:00h e no vespertino às 13:00h. A saída no período matutino ocorre às 11:00h e vespertino às 17:00h da tarde. A proposta pedagógica da Escola (de acordo com o Projeto Político Pedagógico) é que o professor é quem direciona o trabalho pedagógico, o sujeito que proporciona um espaço democrático e aberto. Quanto ao estudante, este deve estar à frente do processo de ensino e aprendizagem na escola de forma ativa, que elabore os conhecimentos e transforme seu pensamento. Neste contexto, a escola tem o papel de não somente preparar o estudante através de conceitos teóricos das disciplinas, tornando-os insignificantes, mas através de práticas que tenham sentido funcional e que sejam relevantes para compreender a realidade.
1.2 Dados do Avaliando
O aluno F.A.S.M. nascido em 07/01/2012, do sexo masculino, filho da mãe M.P.M. e do pai S.E.C.
Cursa o 2° ano do ensino fundamental I. Não é repetente.
2 Observação
2.1. Queixa
A escola recebeu uma queixa da mãe do aluno em questão cobrando que o filho ainda não domina leitura como a maioria das crianças da mesma turma.
A professora da turma relatou já ter observado limitações nas suas habilidades ligadas à leitura e escrita e ainda nas habilidades sociais quando comparado ao desempenho de outros alunos da mesma média de idade.
2.2 Entrevista com docente
A professora relatou que F.A.S.M. é um aluno calmo, muito educado e bastante tímido. Apresenta um certo grau de dificuldade em interagir com colegas e nos conteúdos escolares. Assim realiza sozinho apenas pequenas operações, outras matérias como português, ele não realiza leitura, apenas copia do quadro com a troca de algumas letras. A turma o acolheu muito bem, os primeiros colegas a terminarem suas atividades sempre se oferecem para ajudá-lo em suas tarefas, mas ele nunca aceita.
2.3 Entrevista com pais ou responsáveis
A mãe de F.A.S.M. informou durante a primeira conversa que o mesmo iniciou a sua vida escolar aos cinco anos de idade, em uma escola pública, cursando PRÉ da educação infantil, por conta de inúmeras mudanças de cidades com seus pais, ocasionou várias escolas diferentes em seu aprendizado. Hoje cursa o 2° ano do Ensino Fundamental I, nesta escola.
2.4 Anamnese Psicopedagógica
O aluno F.A.S.M. nasceu com 3,950 kg e 52 cm, no dia sete de janeiro de dois mil e doze na cidade de Uberlândia no estado de Minas Gerais. Nasceu com nove meses completos, mas com cinco meses teve uma ameaça de aborto, devido a um acidente que a mãe teve. O parto foi normal.
Segundo a mãe, F.A.S.M. começou a engatinhar com nove meses de idade, com onze meses deu os primeiros passos e as primeiras palavras. Não apresentou dificuldades na fala, sendo que a sua linguagem estava adequada a sua idade. Atualmente utiliza corretamente as palavras na fala, mas assim como no ambiente escolar fala pouco no ambiente familiar. Hoje ele está com oito anos, pesando 28 kg e está com 1,27 cm de altura. F.A.S.M. usou fraldas até um ano e seis meses e já possuiu controle esfincteriano diurno e noturno. Devido ao nascimento da irmã mais nova ele parou de mamar no peito aos três anos de idade e se recusou a usar mamadeira. Desde o primeiro período de vida sempre teve um sono tranquilo e sempre foi muito obediente. F.A.S.M. tem quatro irmãos, sendo dois irmãos e uma irmã mais velhos que ele, o irmão mais velho de todos que o protege e a irmã mais velha é quem o ajuda nas suas tarefas escolares. Já com a irmã caçula tem muitas discórdias. Ainda segundo a mãe de F.A.S.M. devido as inúmeras mudanças de cidades ele demonstrou muita tristeza a cada troca de escola e foi retraindo-se cada vez mais.
2.5 Relato da constituição do vínculo com o aprendente
O contato inicial com F.A.S.M. começou com a minha apresentação e posteriormente foi solicitado a ele que se apresentasse também, dizendo seu nome, idade, escola, etc. Na sequência foi perguntado ao mesmo se ele sabia porque estava ali e ele respondeu que a mãe havia informado a ele que iria responder umas perguntas.
Nesse momento foi iniciado o processo de aplicação da E.O.C.A., primeiramente informando ao avaliando que a estagiária estava ali para lhe ajudar a aprender ainda mais coisas do que já aprendeu e que ele faria somente o que ficasse à vontade para fazer. A partir desse momento ele se mostrou mais receptivo no desenrolar desse primeiro encontro.
...