Matemática: dinâmica na sala de aula
Por: may30 • 25/10/2016 • Trabalho acadêmico • 1.453 Palavras (6 Páginas) • 449 Visualizações
Matemática: dinâmica na sala de aula
Introdução
Tendo em vista a reflexão de propostas pedagógicas para a melhoria do ensino aprendizagem da matemática, buscando tornar as aulas mais prazerosas, dinâmicas e participativas para o desenvolvimento do educando, mais especificamente para o 6° ano do ensino fundamental, o principal objetivo foi trabalhar o lúdico no desenvolvimento da feira de matemática, despertando nos alunos a curiosidade, levando-os aos desafios, permitindo ampliar seus conhecimentos, estimulando a criatividade, a capacidade de resolver problemas despertando o seu raciocínio lógico. Desta forma, o referido desafio visa levar o aluno a vivenciar tais experiências através de jogos de forma lúdica, estimulando também o processo de interação, uma vez que essas atividades serão em grupo e o professor será o mediador, proporcionando uma aprendizagem mais significativa, prática e prazerosa.
Construção do Projeto Feira de Matemática da escola Estadual Maria Aparecida
A turma escolhida foi o 6° ano do ensino fundamental e o tema abordado será os números inteiros.
Diagnóstico da turma:
Primeiramente a turma é composta por 36 alunos na sala de aula, onde foi elaborada a realização do diagnósticos dos alunos em relação a matemática, segue abaixo as etapas realizadas em dois dias:
Primeiro dia
1º etapa: Em uma roda de conversa os alunos serão questionados sobre as situações matemáticas presentes cotidianamente, como: em quais momentos utilizamos a matemática em nosso dia a dia? Após a resposta dos alunos será solicitado aos mesmos que contem suas experiências cotidianas envolvendo os números e a matemática.
2º etapa: A professora irá formar duplas e os alunos irão tentar responder algumas situações problemas envolvendo as quatro operações nas equações elaboradas (será oferecido um tempo para realização da atividade).
3º etapa: Depois de realizada a atividade as duplas irão escolher um dos problemas resolvidos e irá socializar com os colegas as respostas obtidas. Nesse momento a professora ficará atenta para fazer possíveis correções e comentários pertinentes a fim de esclarecer dúvidas e ajudar no raciocínio dos alunos.
4º etapa: A professora irá utilizar o ábaco como material concreto para auxiliar na compreensão dos alunos.
5º etapa: A professora irá propor aos alunos como atividade para casa que tentem formular suas próprias situações problema para que possam ser trabalhadas no dia seguinte.
Segundo dia
1º etapa: Os alunos irão comentar as questões elaboradas em casa. Neste momento a professora irá observar o raciocínio lógico e criação dos alunos, assim como as formas e estratégias de resolução de problemas.
2º etapa: Momento de intervenção. A docente irá expor no quadro diversas situações problemas do cotidiano e solicitar que os alunos tentem responder as mesmas.
3º etapa: Os alunos serão divididos em grupos e irão confeccionar cartazes com alguns problemas matemáticos a serem resolvidos. Os cartazes serão trocados entre os grupos e os componentes serão “desafiados” a responder as situações problemas desenvolvidos pelos outros grupos (a docente irá acompanhar a confecção dos cartazes e auxiliar nas dificuldades dos alunos).
4º etapa: Após a realização da atividade os alunos serão convidados a expor as novas aprendizagens adquiridas no desenvolvimento das atividades. Este momento será a oportunidade de perceber as aprendizagens dos alunos comparando o antes e o depois.
Avaliação: Ao final da aula foi avaliado o envolvimento dos alunos nas atividades, assim como os avanços ou recuos em relação as atividades. Houve alunos com mais dificuldade em relação as equações matemáticas, que pode ser facilitadas com aula de reforço escolar e mais trabalhos para exercitar o conteúdo.
Feira de matemática: Processos de ensino aprendizagem
Na turma do 6° ano foi trabalhado na feira de matemática os jogos de Matemática, um grupo de 18 alunos coordenaram o Bingo e os outros 18 a Trilha.
Bingo
Objetivo: Melhor Raciocínio lógico em relação à tabuada
Materiais: Cartelas confeccionadas em cartolina; marcadores coloridos feitos em EVA e envelope para as perguntas da tabuada.
Procedimentos: foram distribuídas cartelas com 5 números distintos cada. Lembrando que qualquer turma da escola poderia participar do jogo. As questões envolviam tabuada do número 2 ao 10, foram sorteadas uma a uma por monitor, que guardava o pronunciamento dos alunos sobre o resultado. E enquanto eles procuravam o resultado em sua cartela, o monitor registrava no quadro, na medida em que os alunos preenchiam a sua cartela, ou seja, conseguiam encontrar primeiro todos os cinco números gritavam BINGO, então era conferida a cartela pelo monitor, se marcado todos os números corretamente o aluno recebe uma premiação e a pontuava para a turma, pois ela tinha a chance de pontuar mais vezes, dentro do espaço de tempo determinado para esta atividade. Assim as turmas que tinham mais dificuldade na tabuada acabavam pontuando menos.
Trilha
Objetivo: Memorizar com mais facilidade a tabuada além de oportunizar a resolução de problemas matemáticos com maior agilidade.
Materiais: Cartelas contendo a tabuada do 2 (dois) ao 10 (dez); Envelope contendo a tabuada e um dado; trilha confeccionada em E.V.A, garrafa pet e um cubo com raízes.
Procedimentos: Aplicamos dois jogos de trilha, um na sala de aula no tamanho A4, depois outro no pátio onde pudessem jogar em equipes, que foi aplicado em sala de aula o grupo em duplas, as regras são muito simples e básicas, cada dupla recebeu um envelope contendo a tabuada e um dado, o dado serve para definir quem começaria o jogo e também quantas casas o aluno poderia andar a cada jogada.
Assim, o aluno começava tirando uma pergunta do envelope para perguntar ao colega, se ele não soubesse
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