Memorial Refletivo Psicopedagogia Clinica
Por: 17052024 • 7/4/2025 • Trabalho acadêmico • 976 Palavras (4 Páginas) • 38 Visualizações
MEMORIAL REFLEXIVO DO ESTÁGIO CLINICO, ANO 2024
CURSO PÓS GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL
MELLO, Viviane Cristina Popst
RU 4731942
1 DADOS INICIAIS
- Introdução
A psicopedagogia é uma área de estudo que combina a psicologia e a pedagogia para investigar o processo de aprendizagem e como melhorá-lo.
O objetivo é compreender como as pessoas se relacionam com o conhecimento e identificar e corrigir dificuldades de aprendizagem.
- Identificação da Instituição
Clinica Ativa Mente Excelência em Autismo, localizada na rua João Nascimento, 166, Vila Santana, Sorocaba, telefone 15- 98836-4892, média de 120 pacientes atendidos com multiprofissionais das áreas de psicopedagogia, psicomotricidade, psicólogo, musicoterapeuta, terapeuta ocupacional, integração sensorial, os atendimentos são realizados na ciência ABA, os atendimentos acontecem nas 8 salas disponíveis na clínica, a faixa de idades dos paciente são de 02 a 12 anos.
- Dados do aprendente
M.A, nascido no dia 12/06/2017, sexo masculino, filho de G e P, cursando 1º serie do ensino fundamental no ano de 2024, cursando no período da manhã.
- PRÁTICA- AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA CLÍNICA
- Registro da queixa
A mãe procurou a clínica, após a escola dar orientação, que o aprendente apresentou um episódio de choro por não conseguir concluir algumas atividades, apresentando algumas frustações, baixa tolerância e ansiedade.
- Registro descritivo dos encontros realizados para aplicação dos testes e provas
PERÍODO DA AVALIAÇÃO E NUMERO DAS SESSÕES: 10 sessões
A avaliação teve início: 09/10/2024
Término em: 13/11/2024
1º sessão: data- 09/10/2024, foi realizada entrevista com gestor para alinhar as informações e qual paciente seria realizado o processo de avaliação.
2º sessão: data- 14/10/2024, foi realizado o enquadramento, onde foi levantando a queixa junto aos familiares do avaliando.
3º sessão: data- 16/10/2024, realizado o EOCA, (Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem). Nessa sessão foram utilizados os seguintes materiais: papel sulfite, lápis de cor, massa de modelar, revista, tesoura e cola. Ao dar a consigna M desenhou os personagens que mais gosta e escreveu algumas palavras que foram ditadas não demostrou aversão em nenhum momento por qualquer um dos materiais.
Com essas informações foi possível compreender o seu estilo de aprendizagem M apresenta baixa capacidade de acomodação de novas informações e demandas propostas. Há dificuldades no processo de assimilação de novas estruturas cognitivas.
4º sessão: data- 21/10/2024, provas operatórias: conservação de pequenos conjuntos discretos, M dentro da avaliação está no nível 1 não conservador, encontra-se no nível pré-operatório intuitivo global, não consegue realizar as provas de forma sistemática e lógica não compreender algumas consignas e agiu de maneira imediata sem nenhum planejamento.
5º sessão: data- 23/10/2024, provas operatórias: conservação de massa, conservação de comprimento, M dentro da avaliação está no nível 2- transição, encontra-se no nível pré-operatório intuitivo
6º sessão: data- 28/10/2024, provas projetivas: nessa sessão M realizou desenho com vinculo escolar, avaliando o desenho mostrou com vinculo negativo com aprendizagem, no desenho retratou que o ambiente é aversivo onde ambos não conseguem construir um vínculo efetivo, para que o educando se sinta pertence-te aquele grupo.
7º sessão: data – 30/10/2024, provas projetivas: nessa sessão M realizou desenho com vinculo familiar, nessa prova o educando desenhou sua família a dinâmica familiar conforme foram realizadas as consignas nota –se que houve omissões em seus desenhos, figuras em tamanhos desproporcionais e falta de organização, durante toda a prova notou –se dificuldades em manter engajamento na avaliação.
8º sessão: data- 04/11/2004- provas pedagógicas, nessa sessão foi realizada a sondagem de escrita foi dada a consigna de escreve algumas palavras de maneira espontânea, M escreveu nome do pai, mãe e algumas palavras aleatórias, M está na hipótese silábico com valor sonoro o educando começa a atribuir que a fala e as palavras representam um fonema.
...