Mesas na Antiguidade e nos dias de hoje
Por: Mec145 • 17/3/2016 • Trabalho acadêmico • 338 Palavras (2 Páginas) • 594 Visualizações
O padrão da etiqueta vem mudando ao longo do tempo. Em vários detalhes de um evento pode se notar as mudanças.
Em se tratando de objetos que compõe a mesa de jantar, por exemplo, como a fileira de copos surgiu no início do século 20 com uma família de vidreiros, a Riedel. O costume do uso dos talheres surgiu em meados do século 19, como forma de obrigar a todos a serem destro. Já o guardanapo, conhecido antigamente como lenço anti sujeira, acredita-se que foi criado por Leonardo da Vinci no século 15, época em que era serviçal de cozinha. A comida era servida de uma só vez, demonstrando fartura, mas em 1810 um príncipe russo apresentou a corte francesa o serviço com um prato por vez, e a ideia foi estabelecida pelo cozinheiro Carême em 1833. Ai surgiu os diferentes tipos de louças.
As mesas antigamente eram postas de forma simples, o garfo e acolher permaneciam sempre ao lado do prato e o copo em frente ao prato. As classes menos favoráveis, usavam toalhas muito simples, pratos e copos eram feito de esmaltes, alguns alimentos como pão, broa eram colocados soltos sobre a mesa sem qualquer proteção. E muitos usavam os próprios panos de prato como guardanapo.
Mas com o tempo tudo muda. Hoje notamos sobre as mesas copos de cristais, pratos de porcelana, uma grande variedade de talheres, guardanapos de papeis, de pano e uma infinidade de modelos.
Na verdade esse costume de por a mesa, sempre existiu, mas o que podemos notar é que este fato vem fazendo parte de nossas vidas com mais frequência e com mais estilo. Hoje na maioria dos eventos e lugares que frequentamos nos deparamos com mesas muito bem postas e isso faz com que buscamos a nos atualizar, e encaixarmos melhor nos padrões das etiquetas, para nos portarmos de forma correta em eventos.
...