Metodologia
Por: dekas • 16/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.187 Palavras (5 Páginas) • 235 Visualizações
UNIVERSIDADE DE FRANCA
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
[pic 1] [pic 2]
POLO: FRANCA
Metodologia língua portuguesa
Angélica Aparecida Garcia Pereira
CURSO: EAD- Pedagogia
TURMA: A
CÓDIGO DO ALUNO: 1301481
TEMA: Metodologia
A metodologia adotada é o primeiro de se observar a turma em atividades; verificando cuidadosamente a pratica do professor em sala de aula, observando a ação e aplicação de suas atividades, com a finalidade de refletir e orientar na formação de aprendizagem. Assim percebemos que os alunos qualificaram seus movimentos e repertorio motor, pois acreditamos ser de grande importância à oportunidade de a criança desta faixa etária experimentar novas vivencias.
O desenvolvimento de atividades simples, porem de conteúdo amplo e serio oportunizam condições de espaço e momentos para que as crianças descubram o gosto pela pratica da leitura e produção de textos tornando suas vidas mais prazerosas e talvez, futuros pedagogos. Temos a oportunidades de aprimorar os conhecimentos metodológicos e verificarmos o processo de transmissão e assimilação da aprendizagem adquirindo uma gama de experiências para nossa futura profissão.
A alfabetização implica no trabalho com todas as diversões do ser humano, pois o aluno é um sujeito que sente que precisa e tem o direito de conhecer o espaço curricular com autonomia.
A literatura infantil proporciona momentos de intenso prazer e que trabalha com o lúcido da criança, então se entende que não é certo privar as crianças de terem contato com outras culturas e realidades, como exemplo pode destacar a historia em quadrinhos do Chico Bento onde eles podem leva-los a conhecer diversas maneiras de falar, de pensar e de expressar suas ideias como também orienta-los a respeitar essas diversidades.
A linguagem é um objeto social que age sobre o homem e no qual este estabelece relações sociais, construindo e transmitindo os valores culturais e a formação da consciência histórica. A norma padrão facilita a comunicação entre pessoas determinando recursos necessários para o entendimento do que se fala e escreve sem obscuridade. Se olharmos para a oralidade e a escrita sob a perspectiva dos usos da língua, examinando os gêneros pelos quais as praticas de linguagem se realizam, compreenderá por que essa separação divisão entre fala e escrita não se sustenta nas varias praticas sociais da linguagem mais formal e culta, sem “erros” e desvios.
Sabemos que a leitura é um instrumento imprescindível na construção do saber, não somente para a construção de um texto, mas também, para a construção de uma nova visão para que saiba equilibrar os saberes populares e acadêmicos.
Nota-se que há uma crise no sistema educacional brasileiro, nisto há uma crescente produção de individuo alfabetizadas apenas. E neste contexto que esta investigação pretende ser relevante estabelecer pontes entre o aluno de ensino base e o letramento proporcionando por uma visão que associa o saber ao cotidiano do individuo. Por isso se faz necessário a nós futuras pedagogas distinguir os termos de alfabetização e letramento na produção e pratica de texto.
...