Metodologia de Ensino de Matemática A BNCC e o ensino de Matemática
Por: soninhasecreta • 26/4/2023 • Trabalho acadêmico • 9.692 Palavras (39 Páginas) • 149 Visualizações
Metodologia de Ensino de Matemática
A BNCC e o ensino de Matemática
Unidade 1 – Seção 1
[pic 1]
[pic 2]
Nesta webaula vamos conhecer a BNCC para o ensino de Matemática. Veremos quais as principais mudanças advindas da aprovação dessa base, a importância da realização do planejamento das aulas de Matemática por meio de planos de ensino.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional norteia a educação básica e garante o direito de todos à educação, em igualdade de condições para acesso e permanência na escola, respeito à diversidade e apreço à tolerância. Também assegura o padrão de qualidade e a obrigatoriedade de que os currículos escolares de toda a educação básica, tenham uma Base Nacional Comum, abrangendo necessariamente o estudo da língua portuguesa, de matemática, abordando o conhecimento do mundo físico e natural, bem como da realidade social, principalmente do Brasil. Um dos motivadores da elaboração da BNCC foi o cumprimento dessa exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Parâmetros Curriculares Nacionais
Antes da BNCC, um dos principais documentos que regiam o processo de ensino e aprendizagem da Matemática eram os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1998), que originalmente foram elaborados visando que os estudantes tivessem acesso ao conjunto de conhecimentos científicos desenvolvidos e aceitos como necessários para o exercício da cidadania.
Mesmo os PCN não sendo mais aplicados, é importante retomar alguns pontos desse documento, pois estamos em processo de transição, e muitas escolas ainda estão se adaptando ao novo documento.
Vamos conhecer o foco de cada uma delas para entendermos as principais diferenças.
PCNadd
BNCCremove
O documento da BNCC foca o processo de ensino no desenvolvimento de competências, ou seja, o conteúdo é um instrumento para o desenvolvimento de competências. Temos dez competências que são comuns para todas as disciplinas e ainda capacidades específicas da Matemática, que são: raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, favorecendo o estabelecimento de conjecturas, a formulação e a resolução de problemas em diversas situações distintas, por meio da utilização de conceitos, procedimentos e ferramentas matemáticas (BRASIL, 2017), sendo estas fundamentais para o desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico, necessários para a convivência em sociedade.
Competências gerais da BNCC
As dez competências gerais enfocam capacidades aplicáveis e necessárias para a convivência em sociedade e para a cidadania. Através delas, entende-se que todas as disciplinas curriculares devem favorecer seu desenvolvimento, que, de modo geral, indicam:
- valorizar e aplicar os conhecimentos científicos historicamente construídos;
- estimular curiosidade intelectual, investigando causas, testando hipóteses e elaborando conjecturas;
- valorizar a produção artístico-cultural;
- utilizar linguagens diversificadas, verbais e não verbais, para transmitir informações;
- utilizar tecnologias digitais para disseminar informações e produzir conhecimentos;
- valorizar a diversidade cultural e exercer a cidadania com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade;
- argumentar tendo como base a análise de dados;
- unir conhecimentos científicos com a saúde física e emocional;
- desenvolver empatia e resolução de conflitos por meio do diálogo e respeito mútuo;
- tomar decisões de modo autônomo, com responsabilidade e analisando os dados e aspectos das situações.
A BNCC tem o foco na aprendizagem para desenvolvimento de competências e habilidades, além de ajudar os estudantes a saberem onde e como aplicar essas competências na sociedade. Também, a base apresenta um ensino que prioriza a aproximação da Matemática com os estudantes, para que todos compreendam a característica humana dessa ciência, quebrando paradigmas de que a Matemática é uma ciência restrita a alguns, favorecendo o desenvolvimento da autoestima.
Ainda, com a BNCC, tivemos a alteração na organização dos conteúdos com as unidades temáticas e as áreas de ensino, ganhando destaque a Álgebra e a Probabilidade e Estatística. Além disso, o documento orienta especificamente o desenvolvimento de habilidades relacionadas com os processos de investigação, construção de modelos e resolução de problemas.
Para finalizar nossos estudos, é importante que o(a) professor(a) compreenda que suas decisões pedagógicas serão baseadas na BNCC e que a docência vai além de somente planejar e executar a aula. Para ministrar aulas nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, você deve ser capaz de aplicar diferentes tendências educacionais, avaliar os estudantes a partir de diversos instrumentos, lidar com imprevistos que podem acontecer nas aulas, entre outras várias situações que envolvem a atividade docente.
Tudo isso representa um conjunto de habilidades que um professor deve desenvolver, que somadas compõem uma competência.
Estudamos nessa webaula sobre a Base Nacional Comum Curricular. Não deixe de consultar o livro didático para complementar seu conhecimento.
nsino de Matemática
O plano de ensino e a trajetória hipotética de aprendizagem
Unidade 1 – Seção 2
[pic 3]
[pic 4]Fonte: iStock
Na webaula anterior conhecemos a respeito das orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a importância de ensinar Matemática por meio do desenvolvimento de competências e habilidades que são aplicáveis socialmente. Nesta webaula vamos conhecer sobre o plano de aula e suas características.
Plano de aula
Ao pensar em plano de aula, pensamos em um documento que contenha uma previsão de competências e habilidades, conteúdos que serão tratados na aula, se existe ou não a necessidade de retomada de conteúdos anteriores, atividades a serem realizadas, materiais necessários, tempo planejado, objetivos e avaliação. Ele é um documento que descreve toda a intensão do professor e o que ele fará para atingir os objetivos.
...