Minhas observações sobre meu plano de aula
Por: jorge49 • 10/5/2018 • Relatório de pesquisa • 1.212 Palavras (5 Páginas) • 226 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância
do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
MÓDULO__1__ – 2018__-__
DISCIPLINA: Estágio curricular supervisionado 2 - EJA
Coordenação: Profª Priscila Ribeiro Gomes
Nome: Jorge de Castro Ribeiro |
Matrícula:14116080032 |
E-mail:jdecastroribeiro1@outlook.com |
Telefone:26276892 - 987928952 |
Pólo:Niterói |
Cidade que reside:Niterói |
Apresentação
Este trabalho é uma proposta em que tem por objetivo ajudar os alunos de diferentes modos em buscas de atividades e metas quanto ao estágio na educação de Jovens e Adultos , portanto faremos um breve levantamento de seus aspectos na linha tradicional de seus aprendizados.
Sumário
Título ----------------------------------2
Introdução--------------------------------2
Atividade de estágio--------------------2
Conclusão --------------------------------4
Referências ------------------------------4
Título
Minhas observações sobre meu plano de aula .
Introdução
As historias são vividas antes de serem contadas .Dito isto , passamo a contar uma esperiência que vivemos na atualidade , com um grupo de professores e alunos do EJA .
Atividades de estágio
Faço estágio na E M Dr Alberto Francisco Torres . a escola fica situada no endereço: Rua Prof Ismael Coutinho, 88 centro de Niterói , a escola tem em sua repartição o ensino de jovem e adulto no horário noturno entre 18:00 até 22:00 , os alunos fazem sua refeições primeiro , e logo a seguir entram nas salas para seguir sua jornadas de estudos , o professor faz seus planos de aulas de acordo com suas datas comemorativa enriquecendo suas aulas na data adquada , a secretaria auxiliam com demais serviços apurando documentos , reuniões complementares e divulgando cartazes de datas comemorativas nos pátios na qual os aluno fazem partes de seus trabalhos , a turma é formada por alunos jovens e adultos tendo uma visão muito boa quanto ao esforço no seu aprendizado e participando no ato de aprender a leitura em inúmeros linguagem de texto e colagem de figuras aonde o professor com a participação do estagiário são significante em auxiliar no aprendizado , a as avaliações são de modo afetivas na qual são obervados o esforços e a pontualidade nos horário da apresentações dos alunos em sala de aula .
Dando continuidade, o professor proponhe aos alunos o exercício de, a partir das palavras/frases listadas no quadro, pensar coletivamente, ou seja, considerar as idéias expressas pelo outro e rever as próprias idéias, se necessário, culminando em uma construção coletiva. Poderá também ressaltar a importância do trabalho em equipe, comentar que juntos podemos muito mais do que cada um separadamente, pois nos tornamos mais fortes, conquistamos objetivos comuns, enfim, fazemos a diferença.
A partir desde então , alunos e professores produzirão um texto sobre a importância da cooperação em nossas vidas (Professor, você deverá sugerir aos alunos que criem um título bem criativo!). O texto deverá ser registrado em um cartaz para ser utilizado em outro momento da aula.
Nas atividades o professor deverá sugerir aos alunos que se organizem em pequenos grupos para a resolução de uma situação-problema: resolver cálculos matemáticos no qual fiz várias participações perante ao grupo na sua aprendizagem.
. Nas aulas de matemática, (eu)o estagiario colaborou com o professor da turma, na tabulação e nas formas de apresentação dos resultados quantitativos referentes a sexo e idade das pessoas. Poderá também utilizar esses resultados para trabalhar em suas aulas com situações-problema e desafios lógicos referentes ao conteúdo curricular.
Os alunos, mediados pelo professor, deverão escolher e analisar algumas situações interessantes, curiosas e originais contadas pelos entrevistados, para serem reescritas por eles nas aulas de Língua Portuguesa. Depois de reescritas, deverão ser colocadas em um painel intitulado: “COOPERAÇÃO: DA SALA DE AULA PARA O MUNDO LÁ FORA” juntamente com o cartaz produzido
O estágio que desenvolvi na sala da (EJA) Educação de Jovens e Adultos, da 1° série do Ensino Fundamental regida pela professora Jaqueline no turno noturno era composto por 25 estudantes, sendo 10 do sexo feminino e 15 do sexo masculino 1 deficiente . A turma era mista em idade, sendo que o educando mais novo tinha aproximadamente 16 anos e o mais velho 65 anos de idade. Todos conviviam bem, observando com atenção as aulas da professora. Apesar da turma está na primeira série do Ensino Fundamental, perceberam-se grandes dificuldades principalmente na alfabetização – letramento, como também na alfabetização –matemática,como muitos tem dificuldade em tabuada , procurei facilitar seu aprendizado com contas menores no aprendiz dando exemplos de fixar primeiro a tabuada de 2,3 ;depois multiplicando seus valores nas contas seguinte dando valores na tabuada de 4 , 6 e 8 seguidamente. A maior parte dos estudantes são moradores dos bairros circunvizinhos .
O primeiro dia de estágio é sempre uma expectativa grande, conhecer a turma, o professor, saber se será bem recebido e tudo isso aconteceu de maneira tranquila e gradativa. Após ter conversado com a vice-diretora, logo fui apresentado a professora Jaqueline, que é coordenadora da (EJA) na escola, alguns pontos acertados com ela, principalmente sobre o Projeto quanto aos cálculos matemático , ao qual ela gostou muito logo que começou a ler, e mostrou muito interesse principalmente no que se referia a trabalhar com frações e números decimais . Em seguida apresentou a sala dos professores, e fomos para a sala que eu iniciaria a observação.
...