Modelo Plano de Aula
Por: Ayná Müller • 13/9/2018 • Trabalho acadêmico • 1.079 Palavras (5 Páginas) • 191 Visualizações
[pic 1]
PLANO DE AULA I
|
Geral: A partir da leitura e análise do texto, identificar as principais marcas sociais e culturais trazidas pelos imigrantes portugueses durante a colonização do território brasileiro e análise da relação entre os portugueses e indígenas. Específicos:
|
EIXO: ORALIDADE
EIXO: LEITURA Fluência, ritmo e entonação (domínio constante e progressivo); HISTÓRIA
|
MOMENTO 1: Com ajuda dos alunos arrumar as carteiras em circulo para realizar uma dinâmica de apresentação. Dinâmica: “Balão surpresa”
MOMENTO 2: Iniciar a aula questionando aos alunos o significado de colonização. O que é ser colonizado? (Discutir com os alunos sobre o que eles acham que seja colonização, depois da discussão, mostrar/ler para os alunos a definição do dicionário sobre essa palavra. Registrar no caderno. MOMENTO 3: Questionar os alunos sobre quem colonizou o Brasil? (Momento para discussão) Realizar algumas perguntas problematizadoras para os alunos oralmente para pensar antes de ler o texto sobre o conteúdo, tais como:
MOMENTO 3: Os alunos receberão um texto informativo para leitura e interpretação. (ANEXO 1) INTERVALO MOMENTO 4: Depois de ler o texto os alunos irão em seus cadernos responder algumas perguntas, para finalizar e registrar sobre o conteúdo. Questões:
MOMENTO 5: Questionar aos alunos as principais características das tradições culturais dos indígenas e dos portugueses. Portugueses:
Índios:
MOMENTO 6: Vocês acham que os índios se aprimoraram de alguns costumes dos brancos: quais: Como era organizado o trabalho dentro da comunidade indígena: Atividade de registo sobre as heranças indígenas e portuguesas. (tabela em anexo) MOMENTO 7: Tarefa de casa. (passar no quadro)
para contar aos seus colegas no nosso próximo encontro. |
Materiais escolares; Balão, Texto sobre a colonização dos Portugueses; Atividade impressa. QUAL? |
- AVALIAÇÃO
O processo de avaliação se dará de forma contínua durante a aula observando a participação dos alunos, compreensão, reflexão e manifestações de interesse pelos temas abordados durante a realização das atividades práticas e orais, tanto de maneira individual como na participação em grupo. Ressalvando que além das constatações, as avaliações devem expressar avanços, conquistas e as mediações necessárias para que a criança aprenda cada vez mais.
...