Modelo de Cabeçalho para colocar no início das atividades
Por: carolines2 • 17/5/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 737 Palavras (3 Páginas) • 5.313 Visualizações
Modelo de cabeçalho para colocar no início das atividades:
UNIGRAN – Centro Universitário da Grande Dourados
Curso: Pedagogia
Disciplina: Relações Étnicas Raciais
Professora: Dra. Terezinha Bazé de Lima
Aluno(a): ______________________________________ RGM: _________ Polo:______
Atividade 03 - AULAS 04 e 05 ( VALOR 2,0 PONTOS)
1 – Após o estudo detalhado das aulas 04 e 05, você deve selecionar livros didáticos do ensino fundamental (História, Geografia e Língua Portuguesa) analisar um dos livros para observar a representação da Diversidade Sociocultural, observando imagem, texto, narrativa, visando detectar/perceber a relação entre o livro didático e a construção dos estereótipos, do preconceito e da discriminação e ou da valorização, analisar de fato como negros e índios vem sendo tratados ( sua imagem e narrativa ) nos livros didáticos. Sistematize a questão, de modo a evidenciar a sua argumentação, obrigatoriamente o texto deve trazer as citações e exemplificações da teoria estudada nas aulas 04 e 05.
Obs. Identificar corretamente o livro analisado ( área de conhecimento/turma que destina, autoria, editora e texto analisado( ano e página) devendo trazer nesse texto de até uma lauda, citações do material de aula e do livro analisado. Não esquecer de colocar no final da atividade as referências e fontes pesquisadas de acordo com as Normas da ABNT . Alunos do exterior deverão pesquisar e fazer download de livros disponíveis em sites na internet para realizar esta atividade.
Atenciosamente,
Profª Terezinha Bazé de Lima
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997, p. 19-33) é um documento que traz o tema da pluralidade cultural como contribuição para a construção da cidadania numa sociedade pluriétnica e pluricultural onde busca desenvolver a valorização das culturas presentes em nosso Brasil e assim reconhecer e valorizar as qualidades e a convivência em entre as diferentes raças. De acordo com os PCNS, ao “[...] repudiar toda discriminação de raça/etnia, classe social, crença e sexo [...]”, podemos ensinar os alunos a conviverem entre si respeitando as diferenças culturais de cada um.
Observando o livro Projeto Pitanguá de História do 3º ano do ensino Fundamental, capítulo 1, p. 6 a 63, logo no inicio pude observar gravuras de diferentes crianças mostrando a miscigenação da qual nosso Brasil é composto, mostrando as misturas de diversos povos o qual somos formados, e as gravuras falam por si, pois o texto acompanhado é bem simplificado e em seguida vem umas atividades buscando instigar os alunos a pesquisar sobre suas origens. Seguindo o livro nos apresenta a chegado dos portugueses o contato deles com os índios, a chegada dos escravos africanos, os jesuítas tentando converter os índios ao catolicismo, as gravuras mostram as diferentes realizações de rituais e cerimonias religiosas, a gastronomia usada pelos portugueses, negros e índios, a danças. Abrange muito pouco toda essa diversidade cultural que temos.
O livro nos mostra através de gravuras as moradias de nossos primeiros habitantes os índios, a pintura no interior de uma caverna e algumas gravuras mostrando índios doentes e a guerra entre índio e colonos que contribuiu para a extinção de diversas tribos. “ A confrontação entre brancos e índios e o consequente extermínio da população indígena vem desde o início da colonização e tem se agravado nos últimos anos, com a expansão das fronteiras econômicas” (VICENTINO, 1995. P.125).
Pude observar também sobre as gravuras dos africanos que mostra como viviam os africanos em sua terra natal, o navio negreiro onde os negros eram transportados amontoados em celas de no máximo 90 cm de altura. O livro traz pluralidade dos povos onde se fala da música, da religião, da língua e das festas.
...