Movimentos Sociais Latino_americano
Por: adraiana73 • 7/6/2017 • Projeto de pesquisa • 302 Palavras (2 Páginas) • 200 Visualizações
Características e espcificidades dos Movimentos Latino-Americanos
Resumo:
Teoria da Modernização
É observada sob aspectos polpiticos e de economia política. Proliferou 50 e 60 e partia de modelos comparativos entre os processos históricos ocorridos nos países de industrialização avançada e a América Latina. Levando a abordagens evolucionistas e etapistas. Onde a questão da marginalidade social foi tratada como um problema cultural a ser resolvido com a intervenção da educação formal ou com o tempo.Eram estudadas as estruturas do Estado, dos partidos políticos, a composição da elite, etc. os grupos populares eram apenas citados como elementos de integração. Seu objetivo específico era a mudança no mundo pós-colonial. Sendo apresentada como suorte teórico à teoria do subdesenvolvimento.
Teoria Da Marginalidade
Esse conceito, dentro da teoria Marxista, aconteceu nas décadas de 60 e 70 nas análises a respeito do capitalismo latino-americano. “Marginalidade” que é para se referir ao que está “à margem”, no sentido de “estar fora de”. Logo a marginalidade é entendida como parte do conjunto da economia capitalista. No enfoque histórico-cultural, refere-se ao nível das relações produtivas, e não de consumo, ou seja, refere-se a um modo específico de inserção nas estruturas de produção. A massa marginal compreende aqui, os assalariados dos setores menos modernos, onde há condições de trabalhos mais rigorosas, as leis sociais são pouco aplicadas e a remuneração a nível de subsistência.
Teoria da Dependência Econômica
Teve origem na década de 50, onde há uma crítica às explicações convencionais do desenvolvimento. Essa teoria afirma, que a economia dos países periféricos está condicionada pelo desenvolvimento e expansão das economias dos países centrais. Essa teoria perdeu a eficácia teórica que teve até metade da década de 80, mas ela foi muito importante para o entendimento das características que assume o desenvolvimento nos países periféricos ao sistema econômico global.
Aluna: Adriana Manso
...