Multiculturalismo Escolar Religiao
Por: sirlene17 • 27/7/2015 • Trabalho acadêmico • 4.041 Palavras (17 Páginas) • 313 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO PEDAGOGIA E LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA E INGLESA
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
[pic 2]
[pic 3]
Desafio Profissional entregue como requisito para conclusão das disciplinas “Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade”, sob orientação do professor(a) -tutor (a) a distância .
JOINVILLE
2014
INTRODUÇÃO
Nesse desafio pedagógico serão abordados os principais aspectos relacionados a respeito das diversidades e o multiculturalismo na atualidade, de acordo com as leis de diretrizes e bases da educação, tendo como objetivo integrar da melhor forma as crianças de diferentes culturas, etnias, comportamento e religiões.
No desenvolvimento do decorrente projeto também será visualizado e explorado um vídeo, abordando a religiosidade de modo interdisciplinar, celebrando a diversidade cultural e o respeito às pessoas humanas, e por fim serão apresentados vários desenhos livres para procurar entender o pensamento de cada criança dentro de seus limites.
Compreender estas relações sociais a partir de uma perspectiva multiculturalista religiosa, no qual a diversidade que consiste em uma realidade, formada por pessoas de diferentes classes sociais, de diversas localidades, com hábitos e culturas próprias.
A diversidade e o multiculturalismo relacionam-se diretamente com a educação e a questão religiosa. Na educação, a cultura é veiculada por instituições educadoras através de mestres do ensino e no âmbito religioso observam-se diversos tipos de ideologias de fé e ensinamentos peculiares de cada religião.
O ambiente escolar consiste em um espaço privilegiado para promover o reconhecimento e a valorização dos diferentes grupos sociais, com isso a educação exerce um papel muito importante para viabilizar o multiculturalismo, possibilitando a diversidade cultural, criando um ambiente democrático, no qual há uma convivência harmônica entre as diversas culturas e religiões, respeitando seus limites de acordo com sua diversidade e sua faixa de idade, procurando ampliar suas possibilidades de entendimento e sua aceitação, independente de suas habilidades ou crenças religiosas.
Entende-se que necessita trabalhar a religião nas instituições de ensino como um todo sem discriminação para que essas crianças tenham noção de como lidar com a questão do preconceito religioso e que possam respeitar uns aos outros independentes de raça, cor, religião ou classe social no meio em que vivem.
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA
Este trabalho foi elaborado de acordo com as Leis De Diretrizes E Bases Da Educação Nacional-LDB, Parâmetros Curriculares Nacionais, a Referencial Curricular Nacional Para Educação Infantil.
O mesmo tem como proposta ser trabalhado as diferenças religiosas como um todo considerando suas raças, cor e diversidade cultural.
Embora cada criança seja capaz de desenvolver suas capacidades heterogênicas, o projeto tem a função de criar condições para o desenvolvimento social e religioso de cada um, considerando também suas possibilidades de aprendizagem que apresentam nas diferentes faixas etárias e religiões através de um ensino que propicie o desenvolvimento de suas capacidades envolvendo todas as religiões como um todo, sem citar de forma alguma nome de nenhuma, mas propiciando a essas crianças o gosto pela fé e o conhecimento no âmbito religioso independente do templo frequentado.
O respeito à diversidade cultural de cada um é parte integrante desse projeto. Para que seja incorporada por cada criança a atitude de aceitação do outro em suas diferenças de gênero, de etnia como também de credo religioso, o respeito a essa diversidade deve permear as relações cotidianas dentro e fora da instituição de ensino.
Com isso a definição dos objetivos visa ampliar a possibilidade de concretização das intenções educativas no âmbito religioso uma vez que a capacidade das crianças é expressa por meio de diversos traços desenhados de acordo com sua faixa etária estabelecendo ao pedagogo a possibilidade de trabalhar a diversidade apresentada pelas crianças podendo considerar diferentes costumes religiosos de acordo com sua cultura.
Em síntese este projeto consiste na preparação da criança para a vivência das diversidades e do multiculturalismo no âmbito religioso fornecendo-lhe um entendimento por meio de comentários de suas gravuras e permitindo uma aceitação e compreensão das diferenças de cada um de acordo um de acordo com seu credo religioso.
O MULTICULTURALISMO E A DIVERSIDADE ATRAVES DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA
A legislação esclarece de maneira amola e clara os principais aspectos de cada documento para que se entenda como trabalhar a religião dentro de cada instituição de acordo com os ensinamentos de cada uma, como também um entendimento de como trabalhar através de uma mediação para com as crianças a diversidade e o multiculturalismo em sua religião respeitando seus limites e suas crenças.
Hoje esta consciência do caráter homogeneizador e monocultural da escola é cada vez mais forte, assim como a consciência da necessidade de romper com esta e construir práticas educativas em que as questões da diferença e do multiculturalismo se façam cada vez mais presente.
Uma outra contribuição que consideramos muito interessante para a nova compreensão das relações entre educação e cultura(s) diz respeito a uma concepção da escola como um espaço de cruzamento de culturas, fluido e complexo, atravessados por tensões de conflitos. (MOREIRA, p.15,2008).
Isto se observa nas colocações abaixo:
Documento: | Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo. |
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96) | Art. 1º. A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. Art. 3º. II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; XII- consideração com a diversidade étnico-racial. (Incluído pela Lei nº 12.796, de 2013). Art. 26. - § 4º - O ensino da História do Brasil levará em conta as contribuições das diferentes culturas e etnias para a formação do povo brasileiro, especialmente das matrizes indígena, africana e europeia. |
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) | Os alunos devem conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais; |
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana | Art. 1- § 1° - As Instituições de Ensino Superior incluirão nos conteúdos de disciplinas e atividades curriculares dos cursos que ministram a Educação das Relações Étnico-Raciais, bem como o tratamento de questões e temáticas que dizem respeito aos afrodescendentes, nos termos explicitados no Parecer CNE/CP 3/2004. |
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 1. | Para que as aprendizagens infantis ocorram com sucesso, é preciso que o professor considere, na organização do trabalho educativo: a individualidade e a diversidade; OBJETIVOS GERAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL A prática da educação infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades: conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade. |
...