Narrativas Sobre o lúdico nas escolas públicas do município de Pinheiro
Por: Gabriel Xavier Bras • 11/9/2016 • Relatório de pesquisa • 1.637 Palavras (7 Páginas) • 321 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
COLÉGIO UNIVERSITÁRIO
Gabriel Xavier Bras
Jorge Milton Ewerton Santos
NARRATIVAS SOBRE O LÚDICO NAS ESCOLAS PÚBLICAS NA BAIXADA MARANHENSE NO MUNICÍPIO DE PINHEIRO
São Luís
2015
_______________________________________
Gabriel Xavier Bras
_________________________________________
Jorge Milton Ewerton Santos
NARRATIVAS SOBRE O LÚDICO NAS ESCOLAS PÚBLICAS NA BAIXADA MARANHENSE NO MUNICÍPIO DE PINHEIRO
Relatório parcial apresentado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC, na Universidade Federal do Maranhão.
São Luís
2016
RESUMO
O Projeto de Pesquisas da Biblioteca Digital das Baixada Maranhense tem por objetivo coletar e reunir informações para um processo de análise da área sociocultural a partir de pesquisas tanto em arquivos quanto em campo dessa região.
Para tanto, foi proposta uma pesquisa no município de Pinheiro, a fim de investigar as práticas lúdicas em metodologias de professores tanto da disciplina de Arte, quanto nas demais disciplinas, destacando-se assim sua importância para o aprendizado do aluno.
Durante o processo, foi feito um levantamento bibliográfico acerca de atividades teatrais em métodos de ensino e jogos nos mesmos; um mapeamento das escolas no local da pesquisa e desenvolvimento de entrevistas com os professores/pedagogos das regiões próximas ao município.
Palavras-chave: Baixada Maranhense. Métodos didáticos. Educação
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.....................................................................................................................5
2 OBJETIVOS...........................................................................................................................7
3 METODOLOGIA..................................................................................................................8
4.RESULTADOS E DISCUSSAO...........................................................................................9
5. CONCLUSÃO.....................................................................................................................11
6 CRONOGRAMA DO PLANO DE TRABALHO.............................................................12
7.REFERÊNCIAS...................................................................................................................13
1 INTRODUÇÃO
A atividade lúdica é uma ferramenta eficaz na de envolver os alunos dentro de sala de aula, sendo utilizada por muitos professores como alternativa para desenvolver o dialoga e a interação dos estudantes. O teatro é dentre algumas atividades lúdicas que podem ser utilizadas em sala de aula.
O teatro permite ao indivíduo desenvolver a sua criatividade, esta, é inata a todo ser humano e é o que o diferencia dos outros animais. A criatividade deve ser trabalhada, tendo por base alguns princípios: o produtivo, o expressivo, o inventivo, o inovativo, e o emergente COELHO (1978). Nesse sentido, o teatro tem um papel importante na vida dos estudantes, pois auxilia no desenvolvimento do aluno, despertando o gosto pela leitura, por meio da leitura do texto teatral, promovendo a socialização e, melhorando a aprendizagem dos conteúdos propostos pela escola por meio de um caráter lúdico e constituindo uma forma de lazer.(Miranda et al,. 2009)
A Rede de Pesquisa da Baixada Maranhense (REBAX) é vinculada à Universidade Federal do Maranhão e engloba diferentes áreas de pesquisa, com o objetivo de produzir conhecimento científico. Nela está incluída a Biblioteca Digital da Baixada Maranhense, que é um projeto formado por professores do departamento de História e Geografia da UFMA, graduandos em História e Ciências Sociais (bolsistas de Iniciação Científica – PIBIC), professores do Colégio Universitário, e alunos do ensino médio deste (bolsistas de Iniciação Científica Junior), com auxílio do CNPq ou FAPEMA.
Considerando a Baixada Maranhense como uma região fundamental para o Estado do Maranhão sob vários aspectos, este projeto possui como principal objetivo a pesquisa relacionada à investigação de práticas teatrais desenvolvidas no ambiente escolar dessa região, no município de Pinheiro, sempre focalizando a importância dessas práticas, os saberes culturais construídos nessas relações sociais, assim como as intersubjetividades e o seu caráter pedagógico:
A educação através da Arte é, na verdade, um movimento educativo e cultural que busca a constituição de um ser humano completo, total, dentro dos moldes do pensamento idealista e democrático. Valorizando no ser humano os aspectos intelectuais, morais e estéticos, procura despertar sua consciência individual, harmonizada ao grupo social ao qual pertence. (FUSARI e FERRAZ, 1993).
Para isso, propõe-se a coleta de dados escritos e documentados para enriquecimento do acervo da Biblioteca Digital, preocupando-se com as questões relevantes suscitadas a partir do interesse voltado para a educação e os saberes lúdicos, sem esquecer a abordagem no tocante ao não-lugar e ao silenciamento de tais problemáticas no contexto da ciência moderna. É importante salientar a preocupação com o fortalecimento da identidade cultural das comunidades analisadas, na perspectiva de se contribuir para o entendimento das práticas educativas que ocorrem em zonas capazes de transcender os domínios do pensamento lógico e linear, incentivando ações que superem epistemologias clássicas e socialmente legitimadas.
2 OBJETIVOS
- Investigar e localizar experiências com o fazer teatral nas escolas públicas;
- Identificar práticas socioeducacionais com os jogos de sensibilização teatral;
- Compreender os processos lúdicos e o despertar da criatividade, enquanto prática educativa;
- Participar do projeto Biblioteca Digital da Baixada Maranhense através da execução de tarefas de apoio, como digitalização de obras e documentos, produção de imagens, pesquisa de referências, sistematização e apresentação de resultados em eventos científicos, alimentação da plataforma virtual e organização da comunicação da equipe de trabalho.
3. METODOLOGIA
Durante o período da pesquisa, foi feito um mapeamento online das escolas públicas do município de Pinheiro, bem como um levantamento de obras acerca de problemáticas vinculadas à região.
Buscou-se saber a quantidade de escolas públicas nas cidades da Baixada Maranhense para por meio de sites, posteriormente, o desenvolvimento da pesquisa juntamente aos profissionais que utilizam de atividades lúdicas em suas disciplinas. De acordo com os estudos realizados, embasou-se nas obras escolhidas que tratam de processos criativos em sala de aula, tanto na disciplina Arte, como nas demais disciplinas do currículo escolar.
...