Ninguém Nasce Feito
Por: acassiaalves • 6/5/2016 • Resenha • 515 Palavras (3 Páginas) • 783 Visualizações
Art. 43 Os sistemas de ensino assegurarão, gratuitamente, aos jovens e adultos que não puderam efetuar os estudos na idade própria, oportunidades educacionais adequadas às suas características, interesses, condições de vida e de trabalho mediante cursos e exames, conforme estabelece o art. 37, § 1º, da Lei nº 9.394/96.
Art. 44 A Educação de Jovens e Adultos, voltada para a garantia de formação integral, da alfabetização às diferentes etapas da escolarização ao longo da vida, inclusive àqueles em situação de privação de liberdade, é pautada pela inclusão e pela qualidade social e requer:
I – um processo de gestão e financiamento que lhe assegure isonomia em relação ao Ensino Fundamental regular;
II – um modelo pedagógico próprio que permita a apropriação e a contextualização das Diretrizes Curriculares Nacionais;
III – a implantação de um sistema de monitoramento e avaliação;
IV – uma política de formação permanente de seus professores;
V – maior alocação de recursos para que seja ministrada por docentes licenciados.
Para muitos alunos, o fato de não saber ler e escrever se constitui como algo que “incomoda” e causa “vergonha” Existem os que acreditam que se sentiriam melhor em conseguir apenas assinar o nome, Nesse sentido, os alunos que cursam a Educação de Jovens e Adultos costumam fazê- lo por motivos variados, como por exemplo, para aprender a ler e escrever; para não ficarem sozinhos em casa (normalmente os idosos); para acompanhar algum filho ou neto; para conversar; lanchar/jantar; por acreditarem que futuramente podem conseguir um emprego melhor através da educação; ou mesmo pela socialização que acontece no ambiente escolar.
Temos como professor da EJA, proporcionar recursos adequados, mas levado em conta que esse adulto tem seus saberes.
A EJA é uma modalidade de ensino que, a princípio, possui três funções básicas: reparadora, que prevê a inserção do aluno jovens e adultos no meio escolar, inclusive oferecendo ensino de qualidade; a função equalizadora, que prevê oportunidades iguais para todos, inclusive tendo “acesso a novas formas de trabalho e cultura”; e a função qualificadora que está ligada à “educação permanente, com base no caráter incompleto do ser humano” e sendo está “mais que uma função, é o próprio sentido da educação de jovens e adultos”. (SEDUC – MT, 2005, s/ p.)
Conclusão
Desta forma podemos concluir que “ninguém nasce feito: É experimentando-nos no mundo que nós nos fazemos”. Todos nos seres humanos nascemos e morremos e durante toda a nossa vida temos acontecimentos que marcam e outros que nem sempre damos tanta importância, pois são como esses acontecimentos, que o autor Paulo Freire cita de sua vida que fez ele se tornar o grande educador que ele foi. Ele por sua vida toda defendia o saber das coisas, ele dizia que nós íamos se modelando conforme o aprendizado de nossas vidas. Seus métodos influenciaram nossa educação através dele foram criadas diversas escolas que utilizam seus métodos, conforme foi citado em nosso trabalho. Temos que dar
...