Nota Reflexiva: Literatura
Por: Luc Moraes • 21/11/2018 • Resenha • 544 Palavras (3 Páginas) • 505 Visualizações
[pic 1]
Universidade de Brasília – UnB (Campus Darcy Ribeiro)
Aluno (a): Lucas Moraes de Azevedo – 170149692
Departamento de Métodos e Técnicas - MTC
Disciplina: Ensino e Aprendizado da Língua Materna
Professor (a): Paula Gomes
NOTA REFLEXIVA: AS HISTÓRIAS EM SALA DE AULA
Lucas Moraes de Azevedo (UNB)
Desde quando pisamos os pés na escola pela primeira vez, estamos submetidos a um mundo totalmente novo e até então naquela fase de nossas vidas é por fim desconhecido certo? E lá também que temos o primeiro contato com a literatura, o conhecimento da língua, aprendemos também aos poucos a desenvolver o dialogo formal. Mas para mim o mais importante que essa reflexão traz para a sala de aula é o poder do conhecer, imaginar e produzir que a criança desenvolve durante esse período na educação infantil quando tem o seu primeiro contato com o livro.
Por experiência própria, foi através da leitura, e pelo interesse por ela que desenvolvi habilidades como o desenho, e o imaginativo para criar histórias de fantasias por exemplo, porque por ela e através dela temos um acesso limitado a vários recursos imaginativos do processo do desenvolvimento, porque por mais que no começo ainda não saibamos ler temos o primeiro recurso da leitura através da visão.
Quando contamos uma historia para uma criança estamos abrindo ali para ela acesso a um mundo totalmente novo, o mais engraçado é que se observarmos através de outras leituras visuais que ela fez, abrira a possibilidade de construção de retratos na sua cabeça e cenários que ela vira a associar automaticamente através de uma simples narrativa começando do “Era uma vez".
Através de uma narrativa que levamos para uma sala de aula, podemos abordar vários assuntos que variam desde saúde a humanismo, é importante destacar que trazendo isso para a sala de aula conseguiremos trabalhar o desenvolvimento da criança e a empatia de se posicionar e tomar no imaginativo como “eu sou o personagem narrado" (o aluno se vê na situação, tendo ou não passado por ela, as vezes compartilhado sentimentos através do que lhe foi apresentado. Quando colocamos um livro na mão de uma criança estamos dando a ela uma ferramenta poderosa para a criatividade, exemplo disso está quando ela brinca de “casinha" onde ela se coloca no lugar de um pai ou mãe por exemplo baseando-se em situações e vivências.
A narrativa mais importante para mim que vai além da capacidade da leitura é a narrativa teatral que pode ser trabalhada com aa crianças, que além de desenvolver a capacidade motora e cognitiva da criança eu acabo vendo também a possibilidade de formação de identidade do indivíduo onde a criança aprende a dividir o que é e como trabalha a sua personalidade. Através dela também com a formação de roteiros e junção das palavras a criança é colocada a frente a diversas variações linguísticas, culturais e regionais, não se esquecendo da oralidade formal, ali ela trabalha e expande mais do que o habito pela leitura, mas o gosto e várias habilidades de planejamento e criação.
...