O AUTISMO E TDAH: O DESAFIO DA INCLUSÃO
Por: liliadearaujo • 3/7/2022 • Dissertação • 413 Palavras (2 Páginas) • 123 Visualizações
AUTISMO E TDAH: O DESAFIO DA INCLUSÃO
O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade também é conhecido como TDAH e suas principais características ou sintomas são: desatenção, hiperatividade e impulsividade,esse é um transtorno comum na infância,mas que pode continuar na vida adulta,se não for tratado na infância , os primeiros sinais surgem depois dos 6 e 7 anos, os sinais geralmente são mais fáceis de identificar em meninos.
Os sinais mais fáceis de identificar são excesso de desatenção,agitação,teimosia,agressividade e atitudes impulsivas fazendo com que a criança tenha comportamento inadequado,prejudicando o rendimento escolar e podendo causar muito estresse e desgastes aos pais, professores, familiares e cuidadores. Estudos demonstram que a principal causa do TDAH , está na genética, não em um gene em si,mais ligado a uma questão de hereditariedade e uma tendência a ter o distúrbio,comprovado por pesquisas, que pessoas com familiares com o distúrbio ,possuem 2 a 10 vezes mais chances de terem a doença,além de substancias não recomendadas pela mãe na gravidez,como o álcool e o abuso da nicotina.
Se a mesma não for tratada pode impactar a vida social, trazer problemas escolares,problemas em fazer e em manter amizades e comportamentos de riscos.
O Autismo é um transtorno no desenvolvimento neurológico da criança, que resulta em alterações na comunicação, dificuldade de interação social. Pessoas com autismo podem apresentar características como: manter pouco contato visual,dificuldade para falar e expressar idéias, ficar desconfortável em situações sociais, alem de comportamentos repetitivos.
A causa do Autismo não são totalmente conhecidas, mais estudos sugerem que fatores genéticos, ambientais e hereditários,são os principais relacionados. O autismo não tem cura,mais tem tratamento para melhorar a qualidade de vida e deve ser feito com acompanhamento medico de acordo com a necessidade de cada pessoa.
O papel do professor é muito importante , pois ele deve receber capacitação para poder saber lidar com alunos com essas necessidades e ao mesmo tempo , saber como ensinar os outros alunos a compreender e a respeitar as diferenças dos coleguinhas,para que eles possam superar as barreiras e expectativas que lhes são criadas e possam usufruir de seus direitos e viver com dignidade.
“Inclusão é a inserção total e incondicional da pessoa em determinado ambiente ou situação. Já integração é a inserção parcial e condicionada às possibilidades de cada pessoa.
Exemplos:
– Inclusão exige mudanças que beneficiam toda e qualquer pessoa.”
Referências
CLUBE DO PORTUGUES, COMO LIDAR COM ESTUDANTES COM AUTISMO,TDHA E OUTROS TRANSTORNOS? 29 DE OUTUBRO E 2017,DISPONIVEL EM:
https://clubedoportugues.com.br/como-lidar-com-estudantes-com-autismo/ ACESSO EM : 01 DE JUNHO DE 2022
...