O Artigo de Estudo de Caso Alfabetização
Por: viviannidse17 • 7/7/2022 • Artigo • 822 Palavras (4 Páginas) • 147 Visualizações
Artigo de estudo de caso. Alfabetizaçao]
Resumo
O objetivo central que norteou este estudo foi compreender como ocorreu a
incorporação de um programa estruturado para Educação Infantil, originário de uma
instituição publica de ensino, a partir dos envolvidos no processo de escolarização das crianças – pais, professores e dirigentes da Rede Pública Municipal. Para o alcance deste objetivo, optamos por investigar a sala de Pré II de um Núcleo de Educação Infantil. Esse Núcleo é responsável pelo atendimento de crianças de 4 a 6 anos em horário matutino e vespertino.
A partir da problemática central, três eixos delimitaram o campo de análise: a concepção de criança encontrada no discurso dos diferentes envolvidos no processo; a estrutura de currículo pertencente ao programa estruturado; e as finalidades explícitas e implícitas da implantação de um programa estruturado na Rede Pública Municipal. As principais considerações da pesquisa discutem a legitimidade da unificação do currículo investigado, os modelos impostos pelo Sistema de ensino e ajustados ao modelo neoliberal e, por fim, as diferenças existentes entre os protagonistas desta pesquisa.
Palavras-chave: Políticas públicas – Educação pré-escolar – Psicologia escolar
1 INTRODUÇÃO
Desenvolver um estudo sobre a Educação Infantil começa, com a minha participação como estagiaria na Educação Infantil.
Pretendíamos, nesse espaço educativo, compor uma proposta diferenciada que
Considerasse o contexto sociocultural das crianças e os avanços científicos.
Considerávamos, ainda, de fundamental importância, que houvesse um investimento na formação de seus profissionais, levando-os a compreender as atividades de cuidado e educação das crianças como um processo único e os comprometesse como atores e protagonistas da história que estavam construindo.
O estagio proporcionou-me uma concepção de Educação Infantil busca possibilitar às crianças o pleno desenvolvimento através de ações que impliquem em educar e cuidar como processos interdependentes e indissociáveis. Minha breve participação no ensino público deu-se de três formas distintas, com papéis e envolvimentos diferentes, mas sempre apontando para o mesmo caminho, o meu compromisso com a educação das crianças pequenas.
A coordenadora desse grupo dedicava-se à distribuição de atividades com o foco na
alfabetização, segundo ela, que garantiria às crianças um saber maior ao chegar na primeira serie.
Nessa breve experiência, tive a oportunidade de levantar, com maior
clareza, questionamentos em relação às decisões sobre as políticas públicas para
atendimento das crianças pequenas e ao papel da teoria e da prática, quando era interpelada sobre as diferenças de condições para a realização da proposta pedagógica do espaço que eu apresentava e da realidade cotidiana em que vivia.
Analisando essa experiência, há a necessidade de um olhar mais profundo e
abrangente da minha presença na realidade desse pequeno município, reconhecendo-se que teoria e prática são inseparáveis e, assim, cada espaço é próprio.
É aqui e assim que aparece em minha história, a busca pelo entendimento de que
concretizar uma proposta
...