O Autismo na Educação Infantil
Por: Paola Verdugo • 16/10/2022 • Monografia • 7.461 Palavras (30 Páginas) • 130 Visualizações
FACULDADE UNYLEYA
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: Paola Elaine Conegundes Verdugo
Orientador
Prof.ª. Dr. Talita da Silva Campelo
Juiz De Fora
2021
FACULDADE UNYLEYA
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
TÍTULO DO TRABALHO
Apresentação de monografia a Faculdade UNYLEYA como requisito parcial para obtenção do grau de Licenciatura em Pedagogia.
Por: Paola Elaine Conegundes Verdugo
AGRADECIMENTOS
Primeiramente a Deus que permitiu que tudo isso acontecesse, ao longo da minha vida.
A esta universidade pelo ambiente criativo e amigável.
A minha orientadora pelo suporte no pouco tempo que lhe coube.
Aos demais professores por me proporcionar conhecimento, por tanto que se dedicaram a mim, por terem me feito aprender.
A minha família, especialmente, meus pais que sempre me apoiaram com tudo que eu precisava durante a minha vida e meus irmãos por me ouvir em momentos difíceis.
Aos meus avós (in memoriam) maior exemplo de ser humano íntegro e ético.
A todos os amigos que fazem parte da minha vida e aos que conheci durante o curso em especial a Naiana Ricco que está comigo em todos os momentos.
A todos que contribuíram, direta e indiretamente, para que eu conseguisse chegar até o final.
“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina’’
(Cora Coralina)
DEDICATÓRIA
Dedico esse trabalho aos meus pais, irmãos e marido que muito me apoiou e me incentivou a realiza-lo .
RESUMO
A pesquisa apresenta o tema Autismo na Educação Infantil, mostrando a importância da inclusão de crianças autistas no ambiente escolar e a capacitação do professor para lidar com essa síndrome. Os familiares que são de grande importância no progresso educacional da criança. Vamos falar sobre os aspectos relacionados as características físicas da sala de aula como tamanho ideal, ventilação, iluminação, quesitos essenciais para o desenvolvimento dessas crianças. O enfoque dessa pesquisa é fornecer informações claras e objetivas sobre o autismo, bem como reconhecer o nível de conhecimento dos educadores sobre o tema e suas capacitações. Observa- se que a maioria dos professores não possui conhecimento suficiente para lidar com crianças com autismo em sala de aula, nem tem base para um trabalho efetivo a partir desses alunos. A nosso ver, fica clara que é de competência do professor e dos órgãos responsáveis pela educação a busca e a oferta por cursos de formação continuada, pois mesmos que o número desses alunos seja pequeno eles já estão em sala de aula , portanto, devemos oferecer a esses alunos os mesmos direitos quando falamos de educação com qualidade.
PALAVRAS-CHAVE: Educação infantil; Autismo; Professores
METODOLOGIA
Essa pesquisa tem abordagem bibliográfica que fez compreender o tema abordado. Dentre ou autores pesquisados para o referencial teórico estão CUNHA (2017), GRANDIN (2015) e SERRA (2020).
Para o desenvolvimento das pesquisas foram feitas diversas leituras que poderão contribuir para uma melhor compreensão do conteúdo. Nessa pesquisa percebe a necessidade das escolas, pais e professores estarem preparados para receber essas crianças em um ambiente de aprendizagem e sociabilidade a importância de termos profissionais especializados auxiliando todo o corpo docente da escola por meio de trabalho coletivo e o apoio da família a fim de que a inclusão realmente aconteça de forma satisfatória a todos os envolvidos.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 08
CAPÍTULO I - COMPREENDENDO O TEA – TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA 11
CAPÍTULO II - CRIANÇA COM TEA NA ESCOLA
REGULAR 20
CAPÍTULO III – FORMAÇÃO DOCENTE 39
CONSIDERAÇÕES FINAIS 47
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 52
ÍNDICE 59
FOLHA DE AVALIAÇÃO 63
INTRODUÇÃO
O objetivo dessa pesquisa é identificar e estabelecer formas de reconhecimento do autista na educação infantil.
Cada vez mais o autismo vem sendo discutido, por ser um transtorno de desenvolvimento que prejudica a capacidade de interagir e comunicar que podem ser observadas na infância. Sabemos que é difícil interagir com uma criança autista, se faz necessária uma abordagem eficiente e adequada para que a criança consiga de desenvolver.
...