AUTISMO, EDUCAÇÃO INFANTIL E AS PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
Por: Silvio César Mariano • 3/11/2018 • Monografia • 13.904 Palavras (56 Páginas) • 457 Visualizações
FALC – FACULDADE DA ALDEIA DE CARAPICUÍBA
SILVIO CÉSAR MARIANO
AUTISMO, EDUCAÇÃO INFANTIL E AS PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
CARAPICUÍBA
2018
FALC – FACULDADE DA ALDEIA DE CARAPICUÍBA
SILVIO CÉSAR MARIANO
O AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E AS PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia a ser apresentado na FALC – Faculdade da Aldeia de Carapicuíba - São Paulo – junto à comissão julgadora da FALC sob a orientação da Professora Mestre: Shirley Rosane Aparecida Fernandes Monteiro.
CARAPICUÍBA
2018
[pic 1]
.
FALC – FACULDADE DA ALDEIA DE CARAPICUÍBA
SILVIO CÉSAR MARIANO
O AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E AS PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
Trabalho de Conclusão de Curso aprovado em _____ de ________________de 2018, como requisito parcial para a obtenção do título de Pedagogo pelo FALC – FACULDADE DA ALDEIA DE CARAPICUÍBA, pelos professores:
Banca Examinadora:
Profº [pic 2]
Profº[pic 3]
Profº [pic 4]
_________________________________________________________[pic 5]
Orientadora: Prof.ª Ms. Shirley Rosane Aparecida Fernandes Monteiro
CARAPICUÍBA
2018
Ai daqueles que pararem com sua capacidade de sonhar, de invejar sua coragem de anunciar e denunciar. Ai daqueles que, em lugar de visitar de vez em quando o amanhã pelo profundo engajamento com o hoje, com o aqui e o agora, se atrelarem a um passado de exploração e de rotina. Paulo Freire
AGRADECIMENTO
A Deus pela vida, saúde, e força para lutar;
A minha família pelo apoio certo em todas as horas;
Aos colegas de classe pela acolhida, amizade e alegria de viver;
Ao meu orientador pelo companheirismo, esforço e compartilhamento.
DEDICATÓRIA
À minha família que sempre esteve ao meu lado, apoiando e incentivando diante das enormes dificuldades. E àqueles que de alguma forma contribuíram para que este trabalho fosse concluído. Meu Muito Obrigado!
RESUMO
A presente monografia tem como tema o autismo na Educação Infantil e as perspectivas metodológicas no processo de ensino aprendizagem. Autismo ou Transtorno do Espectro Autista representa uma categoria na qual estão agrupados diversos outros transtornos que têm em comum as funções do desenvolvimento afetadas. O objetivo do trabalho é discutir sobre a importância dos métodos TEACCH; DIR FLOORTIME e ABA, entendendo o que são esses métodos para auxiliar a criança com autismo no seu aprendizado. A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa bibliográfica, trata-se de uma pesquisa descritiva, explicativa. No primeiro capítulo abordamos conceitos e aspectos históricos sobre o autismo; no segundo capítulo foi abordada a intervenção precoce incluindo todo o tipo de atividades, oportunidades e procedimentos destinados a promover o desenvolvimento e aprendizagem da criança e no terceiro capítulo discorremos sobre o desafio da inclusão não se pode pensar em inclusão escolar, sem pensar um ambiente inclusivo. Finalizando concluímos que antes de pensar em um método de ensino é preciso começar por identificar o que a criança precisa, não existe um único método eficiente uma equipe multidisciplinar deve identificar e traçarem um plano de ação para que contemple a todos.
Palavra-chave: Autismo; Educação Infantil; Professor; ensino.
ABSTRACT
This monograph has as its theme autism in Early Childhood Education and the methodological perspectives in the process of teaching learning. Autism or Autism Spectrum Disorder represents a category in which are grouped several other disorders that have in common the affected developmental functions. The objective of this work is to discuss the importance of TEACCH methods; DIR FLOORTIME and ABA, understanding what these methods are to assist the child with autism in their learning. The research methodology used was the bibliographic research, it is a descriptive, explanatory research. In the first chapter we address concepts and historical aspects about autism; in the second chapter we discussed early intervention including all kinds of activities, opportunities and procedures aimed at promoting the development and learning of the child and in the third chapter we discuss the challenge of inclusion can not think of school inclusion without thinking of an inclusive environment . Finally, we conclude that before thinking about a teaching method one must start by identifying what the child needs, there is no single efficient method, a multidisciplinary team must identify and draw up a plan of action for everyone to contemplate.
Keywords: Autism; Child education; Teacher; teaching.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 11
METODOLOGIA 13
CAPÍTULO I. CONHECENDO O AUTISMO 15
2.1 A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PARA A INTERVENÇÃO PRECOCE DA CRIANÇA COM AUTISMO 19
CAPÍTULO II. TEACCH, ABA, PADOVAN, DIR E FLOORTIME SÃO MÉTODOS DE ENSINO PARA ALUNO AUTISTA. 22
CAPÍTULO III. EDUCAÇÃO INCLUSIVA 29
3.1. DESAFIOS DA INCLUSÃO 32
3.2. A CRIANÇA AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL 34
3.3 O PAPEL DO PROFESSOR NA INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA 37
...