TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BILIGUISMO PARA PESSOAS COM SURDEZ

Por:   •  19/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ESPECIAL COM ENFÂSE EM ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

BEATRIZ RODRIGUES CONTES

BILIGUISMO PARA PESSOAS COM SURDEZ

Presidente Prudente - SP

2020


O bilinguismo visa capacitar a pessoa com surdez para a utilização de duas línguas: A língua de sinais e a língua da comunidade ouvinte.

As propostas educacionais se estruturaram a partir Decreto Federal 5.626/2005 que regulamenta a Lei de Libras, a pessoa surda é definida como aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais - Libras. Sendo assim, os surdos passaram a ter direito ao conhecimento a partir desta língua. E o português é utilizado na modalidade escrita, sendo a segunda língua.

Deste modo, entende-se que:

A Educação Bilíngue de surdos envolve a criação de ambientes linguísticos para a aquisição da Libras como primeira língua (L1) por crianças surdas, no tempo de desenvolvimento linguístico esperado e similar ao das crianças ouvintes, e a aquisição do português como segunda língua (L2). [...] O objetivo é garantir a aquisição e a aprendizagem das línguas envolvidas como condição necessária à educação do surdo, construindo sua identidade linguística e cultural em Libras e concluir a educação básica em situação de igualdade com as crianças ouvintes e falantes do português (BRASIL, 2014, p. 6).

.

Deste modo, a língua de sinas torna-se fundamental neste processo de aprendizagem, pois ela servirá como mediadora para a segunda na modalidade escrita, de modo que a alfabetização será de forma natural, primeiramente entende-se a Libras, e, aos poucos, associa-se ao português.

E para a inserção da Língua portuguesa, é de caráter fundamental à utilização de recursos visuais, os quais facilitam a compreensão da língua portuguesa pelo surdo, seguidos de uma exploração contextual do conteúdo em estudo.

Sendo assim fica evidente a importância da educação bilíngue para a aprendizagem da criança e adulto surdo, sendo fundamental, que ocorra a adaptação na metodologia para atender a demanda do discente surdo. A qual tenha a predominação do visual, para que ocorra um maior entendimento do discente.  É importante ressaltar que a pessoa com surdez tem as mesmas possibilidades de desenvolvimento da pessoa ouvinte, o que difere sua aprendizagem são as adaptações no conteúdo aplicado em sala de aula.  


REFERENCIAL TEÓRICO

Brasil. Relatório do Grupo de Trabalho designado por Portaria Ministerial para elencar subsídios à Política Linguística de Educação Bilíngue - Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEESP, 2014.

______. Decreto n. 6.571, de 17 de setembro de 2008. Dispõe sobre o atendimento educacional especializado, regulamenta o parágrafo único do art. 60 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e acrescenta dispositivo ao Decreto no 6.253, de 13 de novembro de 2007. Diário Oficial da União, Brasília: MEC/SEESP, 18 set. 2008.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (68.2 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com