O BULLING E O PAPEL DO PROFESSOR
Por: priewia • 14/10/2015 • Trabalho acadêmico • 914 Palavras (4 Páginas) • 197 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 O BULLING E O PAPEL DO PROFESSOR
4 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
Ednã, já há algum tempo, vem sofrendo no espaço escolar algumas formas de discriminação, tratadas pela disciplina educação e diversidade.
Embora ele tente demonstrar timidamente seu entrosamento com a turma , algumas vezes deixa transparecer seu descontentamento que segue todos os dias , começando pelo horário da chamada em sala de aula.
Durante a chamada, muitos professores preferem chamar os alunos pelo nome, pois no inicio do ano letivo, tal dinâmica auxiliam no reconhecimento de todos e de cada um individualmente. No entanto o nome dado ao menino não o deixa feliz, porque os professores, ao chama-lo, erram a pronuncia de seu nome ou esquecem o acento quando o escrevem. Essa postura por parte dos professores o deixa bastante constrangido diante das gracinhas, palavras pejorativas e piadas apresentadas pelos demais alunos quando pronunciam seu nome.
O que podemos perceber quando nos referimos ao problema citado no âmbito escolar, em especial em sala de aula, é que fica claro o papel do educador, ainda mais se este envolver seus alunos e seu desenvolvimento escolar.
O bulling e o papel do professor
O bulling está presente na maioria das salas de aula, e muitas vezes ocorre na presença do professor. Mas afinal o que é bulling e porque isto ocorre na presença do professor?
Bullying são todas as formas de atitudes agressivas repetitiva que ridicularizam o outro. Atitudes como comentários maldosos, apelidos ou gracinhas que caracterizam alguém, e outras formas que causam dor e angustia, e executados dentro de uma relação desigual de poder que são características essenciais que tornam possível a intimidação da vitima
As consequências para as vítimas desse fenômeno são graves e
abrangentes, promovendo no âmbito escolar o desinteresse pela escola, o déficit de concentração e aprendizagem, a queda do rendimento, o absentismo e a evasão escolar.( FANTE 2005, P. 24)
No caso de Ednã, o professor ao errar a pronuncia do nome ou ao ignorar o acento quando escreve, está expondo o aluno a ser mais uma vitima do bulling e de certa forma está agindo com desrespeito a este aluno e ao espaço pedagógico.
Outro exemplo bem comum deste problema, é quando o professor critica constantemente seu aluno ou o compara com outros em relação a comportamento, desempenho, ..., ou ate mesmo o ignora, ele também está indiretamente desrespeitando seu aluno. Os demais alunos, que já possuem uma tendência a desrespeitar o próximo certamente se basearão nas atitudes deste docente.
No entanto não podemos atribuir toda responsabilidade ao professor, pois para que isso não ocorra, é necessário a participação do professor tanto quanto do aluno. O professor de um lado tem o dever de transmitir o papel ético, que envolve a importância do respeito, diálogo, justiça e solidariedade e os alunos o papel de cooperar com as ações do professor.
...