O Bourdieu Na Pedagogia
Por: jussarai • 21/10/2020 • Resenha • 255 Palavras (2 Páginas) • 122 Visualizações
Bourdieu
A aula foi baseada em dois textos: livro a reprodução escrita por Bourdieu e Passeron (1992) e Razões práticas: sobre a teoria da ação (2011). Bourdieu era sociólogo contemporâneo que analisou o sistema de ensino francês por volta de 1960. É importante destacar alguns conceitos básicos em relação a reprodução da cultura dominante no ambiente escolar, todavia por dominante é importante destacar que nesses valores de dominação estão os valores e crenças onde é reproduzido um modelo para um grupo social, e que muitas vezes não se solidificam no capital material palpável. Os autores deixam claro que violência simbólica, como sendo a ação pedagógica, que acontece dentro da escola e o capital cultural que é tudo o que trazemos de nossa vivencia são elementos que contribuirão significativamente, mesmo de forma oculta, para a desigualdade dentro do sistema educativo.
Outro conceito importante utilizado pelo autor é o conceito de campo e como estruturalista crítico, entende este como espaço de funcionamento, interiorização dos habitus que temos diariamente. Por habitus, o autor lembra que é nosso modo de agir, sentir e pensar.
O processo de socialização faz com que passemos por habitus primários, primeiro na família, depois na escola que criam normas ou seja práticas sociais. Essa construção social pelas quais o indivíduo passa, é fundamental para a perpetuação de uma determinada sociedade e dominação de um dado grupo.
Referencias
BOURDIEU, P.; PASSERON, J.C. LIVRO 1. Fundamentos de uma teoria da violência simbólica. In: A reprodução. Petropolis: Vozes, 2012.
BOURDIEU, P. Espaço social e espaço simbólico. In: Razões práticas. Campinas: Papirus, 2011.
...